relatorio de quimica termoquimica (iii e iv) e tranferencia de eletrons

728 palavras 3 páginas
Termoquímica (III)
Lei de Hess

Em 1948, depois de muitas e exaustivas medições de calores de reações, o químico suíço Germain Henri Hess chegou à importante conclusão de que:

O calor de reação de um processo químico é independente das etapas intermediárias, pois é determinado unicamente pelos estados inicial e final.

A Lei de Hess, além de precursora da termoquímica, é um dos seus principais fundamentos, pois dela partiu o Princípio da Conservação da Energia.

Por meio dessa descoberta empírica (feita por meio da observação prática) de Hess, podemos relacionar as equações químicas como se fossem equações algébricas. A Lei de Hess também pode ser chamada de Lei da Soma dos Calores de Reação. É uma forma de calcular a variação de entalpia através dos calores das reações intermediárias. Podem ser infinitas variações de entalpia.

O que Hess descobriu em suas medições é que a troca de entalpia de determinados reagentes passando por uma fase intermediária X e formando produtos é a mesma que numa outra reação com os mesmos reagentes passando por uma fase intermediária Y e dando produtos. É por isso que as equações termoquímicas podem ser somadas como as equações matemáticas.

Objetivo:
Essa descoberta permite-nos determinar a ΔH de reações que dificilmente podem ter sua troca de calor medida na prática (por serem muito lentas, incompletas ou explosivas) através da ΔH conhecida de outras reações.

TERMOQUÍMICA (IV)
VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DA LEI DE HESS

No exemplo abaixo você verá como podemos fazer isso.

Qual o valor da variação de entalpia da reação a seguir?

Dados:(equações intermediárias):

Resolução:

______________________________________

Observe que a ΔH1e ΔH2 são somadas, obtendo-se o valor da variação de entalpia. As equações químicas também são somadas, obtendo-se a reação global.

Para montar as equações e aplicar a Lei de Hess, podemos fazer

Relacionados

  • Responsabilidade social
    12554 palavras | 51 páginas
  • Ementa EQ
    16833 palavras | 68 páginas