Relatorio de Quimica - Acidos Bases

Páginas: 7 (1541 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014




Ácido - Base





II Relatório

Aluna: Gabriela Benetti
Matrícula: 201202356117
Aluna: Luynne Almeida Zanon
Matrícula: 201301582621



Data 17/08/2013
Sumário

1. INTRODUÇÃO 1
2. OBJETIVO 4
3.MATERIAL UTILIZADO 4
4. SUBSTANCIAS UTILIZADAS 4
5. DESCRIÇÃO 4
5.1PROCEDIMENTOS DA NEUTRALIZAÇÃO 4
5.2PROCEDIMENTOS DA HIDRÓLISE5
5.3REALIZAÇÕES DOS PROCEDIMENTOS 5
6. RESULTADO 5
7. DISCUSSÃO 7
8. CONCLUSÃO7
9. BIBLIOGRAFIA 7













Ácido-Base
1. Introdução
pH
O pH ou potencial de hidrogênio iônico, tem um valor que indica aproximadamente entre 0 a 14 o número que uma solução possa ser básica ou ácida. O pH é uma escala que indica o grau de acidez ebasicidade. Os indicadores ácido-base não permitem identificar o grau de acidez ou basicidade de uma solução, por isso, utiliza-se os aparelhos medidores de pH  e o indicador universal. A Figura 1 mostra as cores do indicador universal.


Figura 1: Cores do indicador universal
O pH menor que 7 indica que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indica que a substância é básica e parasubstância com pH 7 indica que ela é neutra.
No qual, esse pH é um índice que represente a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. O “p” significa poder de concentração, e o “H” é para o íon de hidrogênio (H+).
Pode ser determinado por:
Adição de um indicador de pH na solução em análise. Onde a cor do indicador varia o pH da solução.
Quando usado um medidor de pH acoplado a umelétrodo de pH, o medidor do mesmo, é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de tensão do elétrodo de pH em unidades de pH .






Definição de substâncias: ácidos, básicos, neutros.
As soluções ácidas são aquelas que têm dissolvidas substâncias que se designam por ácidos. Tem sabor azedo, reagem com apenas alguns metais, oxidando-os. Conduzem correntes elétricas. (ácidosperigosos: ácido sulfúrico, ácido nítrico, ácido clorídrico).
As soluções básicas ou alcalinas são aquelas que têm dissolvidas substâncias que se designam por bases. São amargas, escorregadias ao tato. E também conduzem correntes elétricas (tais: hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, hidróxido de amónio).
As soluções neutras são aquelas que têm dissolvidas substâncias que não tornam as soluções nemácidas e nem básicas.
Definição de substâncias indicadoras
Os indicadores são substâncias químicas na qual tem a capacidade de classificar os meios como, ácidos ou básicos, de acordo com a basicidade ou acidez, a cor da substância varia na presença de íon H+ e OH- livres, representando assim com mais precisão o grau da solução onde será ácida ou básica.
O indicador universal que é uma misturade vários indicadores, é constituído de uma tabela de cores que vão do vermelho escuro (ácido) ao roxo (alcalino-básico), passando por todas as cores e valores de pH, e fitas de um papel de constituição especial, que quando emergido em uma substancia de pH desconhecido altera sua cor original para a cor que indica o pH, tendo um valor mais exato quando comparado à tabela. A Figura 2 apresenta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de Quimica acido Base
  • Relatório de química
  • Relatorio Quimica
  • Relatório de química ácidos e bases
  • Relatório de Química: Ácidos e Bases em
  • Relatório de química
  • Química Acido e Bases Relatorio
  • Relatorio Quimica Acido-Base

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!