relatorio de polimerospratica

Páginas: 6 (1256 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2014


Laboratório de Materiais Poliméricos

Preparação De Poli(Hexametileno Sebaçamida)


























PREPARAÇÃO DE POLI(HEXAMETILENO SEBAÇAMIDA)

1 - INTRODUÇÃO TEÓRICA
Um polímero é uma grande molécula construída a partir de pequenas unidades estruturais denominadas monômeros, os quais se ligam covalentemente entre si segundo um padrão conhecido.As poliamidas são um grupo importante de polímeros as quais incluem as proteínas de ocorrência natural por adição a nylons sintéticos.
O número que se encontra depois do termo nylon refere-se ao número de carbonos existentes entre sucessivos grupos de amidas na cadeia. Por exemplo, o nylon 6,10 é preparado a partir de dois monômeros e tem a seguinte estrutura

a qual apresenta umaseqüência de seis e de dez átomos de carbono entre os átomos de nitrogênio.
A polimerização interfacial consiste na dissolução de dois monômeros “complementares” em dois solventes imiscíveis. O polímero forma-se na superfície de contato da fase aquosa com a fase orgânica, originando uma fina camada de polímero, que é posteriormente retirado e tratado. Este tipo de polimerização baseada na inexistênciade equilíbrio tem certas vantagens relativamente à polimerização em massa; não necessita de elevadas temperaturas, pois ocorre à temperatura ambiente; o tempo de reação é rápido comparando com a polimerização em massa; não necessita de equivalência estequiométrica exata.




1.a - O NYLON 6,10
Por causa de sua versatilidade, o nylon é um dos polímeros de engenharia mais utilizados. Anomenclatura para nylon deriva do número de átomos de carbono na diamina e monômeros de ácidos dibasicos usados para fabricação.
O nylon 6,10 tem a menor absorção de umidade; menor custo comparado com outros nylons que também absorvem pouca umidade; boa resistência química. Seu custo é alto em relação à outros nylons.

2 – OBJETIVO
Sintetizar um polímero poliamida – nylon 6,10 através de umareação de policondensação interfacial à temperatura ambiente.

3 – DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Na condensação interfacial um cloreto diácido é dissolvido em um solvente denso e pesado, tal como tetracloroetileno. Sobre a solução estagnante acima é colocada uma solução de diamina em água. Na interface uma camada de poliamida é formada quase que imediatamente. A reação pára em função da baixadifusão dos reagentes através da interface polimérica. Porém, se a interface polimérica é removida, os reagentes entram em contato e mais polímero é formado, como mostram as figuras abaixo. Com cloreto de sebacoíla puro e hexametileno diamina, poliamida 6,10 é formada, e a partir desta podem ser obtidos filmes e fibras, como mostra a foto a seguir:





















4 –PROCEDIMENTO
4.a – MATERIAL UTILIZADO
- Reagentes
a - Tetracloro etileno
b - Etanol ou Acetona
c - Água destilada
d - Cloreto de sebacoíla
e - Hexametileno diamina

- Material
a - 02 Béquers de 500 mL
b - 02 Balões volumétricos
c - 01 Provetas de 100 mL
d - Bastão de vidro
e - Clip para pegar o polímero
f - Papel indicador de pH


4.b – PREPARAÇÃO DAS SOLUÇÕESSolução A Em um béquer de 500 ml, preparou-se uma solução de 6,0 ml de cloreto de sebacoíla em 200 ml de tetracloroetileno destilado. A solução foi colocada em um balão volumétrico.
Solução B Em um béquer de 200 ml, preparou-se uma solução de 8,8g de hexametileno diamina em 100mL de água. A solução foi colocada em um balão volumétrico.
Solução C Preparou-se 1,0 L de solução aquosa deetanol ou acetona a 50% em peso. A solução foi colocada em um balão volumétrico.





4.c – REAÇÃO DE POLICONDENÇÃO INTERFACIAL
Colocar 50 mL de solução A de cloreto de sebacoíla em tetracloroetileno em becker;
Sobre a solução A de cloreto de diácido, verter cuidadosamente 25 mL da solução B de hexametileno diamina em água;
Medir o pH da solução formada, e com um arame em formato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio
  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!