relatorio de polimerospratica

1256 palavras 6 páginas
Laboratório de Materiais Poliméricos

Preparação De Poli(Hexametileno Sebaçamida)

PREPARAÇÃO DE POLI(HEXAMETILENO SEBAÇAMIDA)

1 - INTRODUÇÃO TEÓRICA Um polímero é uma grande molécula construída a partir de pequenas unidades estruturais denominadas monômeros, os quais se ligam covalentemente entre si segundo um padrão conhecido. As poliamidas são um grupo importante de polímeros as quais incluem as proteínas de ocorrência natural por adição a nylons sintéticos. O número que se encontra depois do termo nylon refere-se ao número de carbonos existentes entre sucessivos grupos de amidas na cadeia. Por exemplo, o nylon 6,10 é preparado a partir de dois monômeros e tem a seguinte estrutura

a qual apresenta uma seqüência de seis e de dez átomos de carbono entre os átomos de nitrogênio. A polimerização interfacial consiste na dissolução de dois monômeros “complementares” em dois solventes imiscíveis. O polímero forma-se na superfície de contato da fase aquosa com a fase orgânica, originando uma fina camada de polímero, que é posteriormente retirado e tratado. Este tipo de polimerização baseada na inexistência de equilíbrio tem certas vantagens relativamente à polimerização em massa; não necessita de elevadas temperaturas, pois ocorre à temperatura ambiente; o tempo de reação é rápido comparando com a polimerização em massa; não necessita de equivalência estequiométrica exata.

1.a - O NYLON 6,10 Por causa de sua versatilidade, o nylon é um dos polímeros de engenharia mais utilizados. A nomenclatura para nylon deriva do número de átomos de carbono na diamina e monômeros de ácidos dibasicos usados para fabricação. O nylon 6,10 tem a menor absorção de umidade; menor custo comparado com outros nylons que também absorvem pouca umidade; boa resistência química. Seu custo é alto em relação à outros nylons.

2 – OBJETIVO Sintetizar um polímero poliamida – nylon 6,10 através de

Relacionados