relatorio de pesquisa e pratica profissional

Páginas: 5 (1195 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2015
 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Izabel Cristina da silva Gonçalves, RU 1109094, TURMA 2014/08
Alexandra Da Silva Lima, RU 1109632, TURMA 2014/08


















PORTFÓLIO DA UTA – FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS
FASE 2














CARAPICUÍBA
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Izabel Cristina dasilva Gonçalves, RU 1109094, TURMA 2014/08
Alexandra Da Silva Lima, RU 1109632, TURMA 2014/08
















O ESTIGMA DA DIFERENÇA



Trabalho apresentado à disciplina de Currículo Escolar da UTA Fundamentos Pedagógicos-Fase 2 no Curso de Pedagogia e Letras a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor Local: Luana Aparecida Alves
CentroAssociado: Carapicuíba













CARAPICUÍBA
2014

O papel da escola e suas expectativas

O papel da escola se modificouao longo dos anos acompanhando os avanços e necessidades da sociedade, mudanças essa que foram surgindo, fazendo com que foram significativas para o país, Principalmente no que diz respeito ao funcionamento e acesso á população brasileira ao ensino público.
Novas formas de organização da sociedade foram surgindo, fazendo com que desaparecem os interesses comuns aos membros de umdeterminado grupo, assim o processo educativo que era único passou a ser dividido pela desigualdade ocorrido esta fragmentação da educação no passado impostas pelo capitalismo, hoje nos vemos diante da escola como fator social influenciada pelas transformações do homem e da sociedade.
Para que aconteça uma educação de qualidade, é imprescindível uma boa relação entre familiares e gestores,professores, funcionários e estudantes estabelecendo assim um vinculo produtivo entre escola e comunidade.
Será um desafio para os gestores aproximar os pais do trabalho pedagógico atraindo assim os pais à escola, para que possam participar ativamente dos trabalhos que envolvem a escola e que se aproximem mais da vida escola dos seus filhos, pois trabalhando em conjunto com a escola todos sairãoganhando: pais, professores, alunos e comunidade.
Para que a escola se relacione com a comunidade, terá que enfrentar vários desafios, e um deles, é conhecer as relações sociais da comunidade, com isso ajudará a entender seus alunos, e a desenvolver um trabalho pedagógico de qualidade e com bons resultados.
Uma vez que a escola é a primeira instituição organizada que as criançasconhecem fora da família, também será o lugar onde se formara futuros cidadãos.
É claro que não podemos esquecer que para essa internação escola/comunidade funcione a escola deve conter informações precisas tais como:
Iluminação pública: se as ruas são bem iluminadas e, se há energia elétrica em todas as casas de ruas, saneamento básico, moradias, água tratada etc.
Condições sociais: sehá UBS (Unidade Básica de Saúde) escolas, como é o acesso a escola, se há assistências as crianças e aos idosos etc.
Condições culturais : se no bairro o espaço para eventos artísticos, lazer, atividades de fim de semana.


Com a necessidade de uma educação que contemple a articulação entre teoria e prática, voltada a (reconstrução de conhecimento, este relatório tem por finalidadeapresentar o resultado da pesquisa realizada referente a disciplina de pesquisa e pratica profissional: a escola que compõem a UTA fundamentos pedagógicos fase 2.
Este teve como objetivo possibilitar a reflexão da pedagoga, do professor e dos trabalhadores em educação, sobre a forma de organização escolar auxiliar o estudante do curso de pedagogia a compreender com este processo ocorre, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de pesquisa e prática profissional –
  • Relatório de Pesquisa e Prática Profissional
  • RELATORIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –
  • Relatório de pesquisa pratica profissional
  • Relatório de Pesquisa e Prática Profissional
  • relatorio pesquisa e pratica profissional
  • relatorio de pesquisa pratica e profissional
  • relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!