Relatorio de ondas estacionárias

Páginas: 7 (1627 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Sumário
























Resumo

Denominam-se ondas estacionárias o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Neste caso trata-se de uma onda mecânica, que precisa de um meio material para se propagar (não se propaga no vácuo). É possível ainda dizer que um protótipo, com corda na horizontal ou na vertical, representa umapropagação unidimensional.























1. Objetivo
A experiência teve por objetivo o estudo da propagação de ondas numa corda e o estabelecimento de ondas estacionárias, assim como determinar a densidade linear da corda.




















2. Introdução Teórica
Ondas estacionárias são ondas que possuem um padrão de vibração estacionário. Formam-sea partir de uma superposição de duas ondas idênticas mas em sentidos opostos, normalmente quando as ondas estão confinadas no espaço como ondas sonoras em um tubo fechado e ondas de uma corda com as extremidades fixas. Esse tipo de onda é caracterizado por pontos fixos de valor zero, chamados de nodos, e pontos de máximo também fixos, chamados de antinodos. São ondas resultantes da superposição deduas ondas de mesma freqüência, mesma amplitude, mesmo comprimento de onda, mesma direção e sentidos opostos.
Uma onda estacionária em uma linha de transmissão é uma onda na qual a distribuição de corrente elétrica, tensão elétrica, ou campo elétrico é formado pela superposição de duas ondas de mesma frequência se propagando na direção oposta. O efeito é uma série de nodos (deslocamento zero) eantinodos (deslocamento máximo) em pontos fixos ao longo da linha de transmissão. Esta onda estacionária pode ser formada quando uma onda é transmitida a partir de uma extremidade da linha de transmissão e é refletida na outra extremidade por um casamento de impedâncias, ex., descontinuidade, como um circuito aberto ou um curto-circuito.
Na prática, perdas na linha de transmissão e outroscomponentes significa uma reflexão perfeita e uma onda estacionária pura nunca é gerada. O resultado é uma onda estacionária parcial, que é uma superposição de uma onda estacionária e uma outra onda. A forma de onda resultanteé medida pela relação de ondas estacionárias (ROE).
2.1 Exemplos
Ondas oceânicas de superfície , que são perturbações que se propagam através da água (vejatambém surf e tsunami).
Som - Uma onda mecânica que se propaga através dos gases, líquidos e sólidos, que é de uma frequência detectada pelo sistema auditivo. Uma onda similar é a onda sísmica presente nos terremotos, que podem ser dos tipos S, P e L.
Luz, Ondas de rádio, Raio X, etc. são ondas eletromagnéticas. Neste caso a propagação é possível através do vácuo.
2.2 Relação entre frequência e comprimento de ondaeletromagnética

As ondas eletromagnéticas são ondas transversais formadas pela combinação dos campos magnético e elétrico que se propagam no espaço perpendicularmente um em relação ao outro. São ondas eletromagnéticas as ondas de rádio, microondas, infravermelho, ultra violeta, raios X, raios gama e a luz visível ao olho humano. Estas ondas não precisam de um meio de propagação, podendo viajaraté no vácuo.
Todas as ondas possuem grandezas físicas que são:

- Frequência: é o número de oscilações da onda por um certo período de tempo, representada pela letra f. A unidade derivada do SI para frequência é o hertz (Hz), que é a expressão de oscilações por segundo.

- Período: é o tempo necessário para a fonte produzir uma onda completa. No SI é representado pela letra T e é medido emsegundos. É possível relacionar a frequência e o período de uma onda, a equação é f = 1/T ou T = 1/f.

- Comprimento de onda: é o tamanho de uma onda, que pode ser medida de crista a crista, do início ao final de um período ou de vale a vale. É representada no SI pela letra grega lambda (λ).

- Velocidade: todas as ondas possuem uma velocidade, que sempre é determinada pela distância...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio ondas estacionarias
  • RELATÓRIO – ONDAS ESTACIONÁRIAS EM UMA CORDA
  • Relatório ondas estacionárias
  • relatorio ondas estacionarias
  • Relatório ondas estacionarias
  • Relatório
  • Relatório 3
  • RELATÓRIO – ONDAS ESTACIONÁRIAS EM UMA CORDA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!