Relatorio De Micro

Páginas: 5 (1200 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015




Campus Realengo
Curso de Bacharel em Farmácia
Turma 2015.1



Microbiologia Geral
Isabelle Mayara Bomfim
Lillian Oliveira






Trabalho de microbiologia geral requisitado pela professora Débora Rama, da disciplina de Microbiologia Geral



Realengo,
Rio de Janeiro, RJ
05 de Julho, de 2015
IFRJ
Data de entrega: 05/07/2015
Professora: Débora Rama
Microbiologia Geral

INTRODUÇÃO
Todospossuem micro-organismos no corpo, especialmente na pele e no tubo digestivo, que ajudam a manter a saúde através de funções metabólicas importantes. Esses germes são ditos comensais e fazem parte da chamada flora residente.
Por outro lado, também pode-se adquirir micro-organismos capazes de causar doenças. Esses agentes são transmitidos facilmente através do contato com pessoas, especialmente atravésdas mãos, e podem provocar infecções hospitalares, gripe, diarreia etc.
Portanto a lavagem das mãos é um procedimento que remove, de forma mecânica, a sujeira e reduz a microbiota transitória (não comum) das mãos. As mãos devem ser lavadas antes de qualquer refeição, após usar o banheiro, após manipular alimentos crus, após espirrar, tossir ou mexer no nariz, após tocar em animais ou nos seusdejetos, após mexer no lixo, antes e após uma visita a um doente, antes e após tocar em feridas e sempre que as mãos estiverem sujas.
E com esse pensamento foi realizada a cultura de um dedo das mãos em diferentes situações, no estado sujo, lavado com álcool, e em dois tipos diferentes de sabonete, com o objetivo de comparar o dedo sujo, com a eficiência dos antissépticos, ressaltando a importânciada lavagem de mãos, podendo conferir a quantidade de colônias formadas na placa após uma semana.
Depois, fora realizada a Coloração de Gram na bebida Itambézinho, para avaliar a quantidade de lactobacilos presentes. A Coloração de Gram consiste em diferenciar as bactérias Gram negativas de Gram positivas, de acordo com a coloração em que elas se apresentarem microscopicamente na lâmina.
s Gramnegativas se apresentam de cor rosa pink (proveniente da Fucsina) e as Gram positivas de cor roxa (pelo complexo de corantes Cristal Violeta e Lugol).




MATERIAIS UTILIZADOS
-Bico de Bunsen
-Lâmina
-Placa de Petri com colônias bacterianas
-Placa contendo somente ágar nutriente
-Alça bacteriologia
-Álcool
-Diferentes sabonetes
-Corantes para o Gram
-Sabonete líquido
-Sabonete em barra Protex-Ágar
-Leite fermentado Itambito

Ágar é um meio de cultura obtido a partir de algas marinhas vermelhas e formado por uma combinação de agarose e agaropectina.

PROCEDIMENTO
LAVAGEM DE MÃOS
Antes da lavagem de mãos, a placa de petri com o ágar nutriente foi divida com uma caneta permanente em quatro quadrantes, onde em cada um deles estava identificado: dedo sujo, álcool, e os dois sabonetes deescolha. E logo antes da assepsia, o dedo sujo foi colocado no ágar no quadrante correspondente ao sujo. E a lavagem com cada sabonete e álcool foi realizada da seguinte maneira:
Passo 1: Retirar anéis, pulseiras e relógio. Joias em geral.
Passo 2: Abrir a torneira e molhar as mãos sem encostar-se a pia.
Passo 3: Colocar nas mãos, aproximadamente 3 a 5 ml de sabão. O sabão deve ser de preferência,líquido e hipoalergênico,podendo ser também em barra.
Passo 4: Ensaboar as mãos friccionando-as por, aproximadamente, 15 segundos.
Passo 5: Friccionar a palma, o dorso das mãos com movimentos circulares, espaços interdigitais, articulações, polegar e extremidades dos dedos.
Passo 6: Os pulsos também devem ser lavados cuidadosamente por 15 segundos.
Passo 7: Enxaguar as mãos e pulsos em água correnteabundante, retirando totalmente o resíduo do sabão, com as mãos para cima.
Passo 8: Enxugar as mãos com papel toalha.

A torneira deve ser fechada com o cotovelo ou utilizar o papel toalha. Nunca usar as mãos nesta etapa.




















Após as mãos serem lavadas (com álcool, Protex ou sabonete líquido), o dedo posicionado no quadrante correspondente a ele, foi novamente sujo (colocando as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio de micro
  • Relatorio micro
  • Relatório de micro
  • Relatorio de micro
  • Relatorio micro
  • Relatório Micro
  • Relatorio de micro
  • relatorio micro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!