Relatorio De Inrgexp2 Ni

527 palavras 3 páginas
Espectroscopia Eletrônica de complexos octaédricos de Ni(II)

Aluna: Paula Rodrigues
Professores: Nádia e Rafael
Introdução
Em 1751, descoberto isoladamente pela primeira vez, o elemento de transição níquel (Ni) é um metal dúctil, resiste a corrosão, duas vezes mais abundante que o cobre na camada terrestre. Quando na forma maciça é um elemento inerte e em temperatura ambiente não reagem com o ar ou com água. Na presença de compostos simples é predominantemente iônico e bivalente com elevadas condutividades térmica e elétrica. Ocorre na natureza em combinação com arsênio, antimônio e enxofre. Em solução aquosa o estado de oxidação +2 é o mais importante, sendo pouco comuns as reações de oxidação de +2 para +3.
Nesse trabalho iremos sintetizar os complexos [Ni(H2O)6 ](NO3)2 , [ Ni(NH3)6 ](NO3)2, [Ni(en)3](NO3 )2 e [Ni(DMSO)6 ](NO3 )2.
O íon Ni(II) em solução aquosa acha-se coordenado a moléculas de água em uma geometria octaédrica, formando o íon complexo [Ni(H2O)6]2+,de cor verde. Os complexos de níquel formados com a amônia [Ni(NH3)6]+2 e com a etilenodiamina [Ni(etilenodiamina)3]+2, são todos octaédricos, geralmente de coloração azul.
Objetivo
Calcular os valores de 10Dq para complexos octaédricos de Ni(II) utilizando dados experimentais de seus espectros eletrônicos
Parte Experimental
Nitrato de niquel hexaidratado (Ni(NO3)2.6H2O)
Água destilada
Hidroxido de amônio concentrado (NH4OH)
Etilenodiamina pura
DMSO puro erlenmayer Pipeta graduada
Balança
Prepare inicialmente 20 mL de uma solução aquosa de Ni(NO3)2.6H2O 0,1M (aproximadamente 0,46g de nitrato de níquel hexaidratado). Pipete 5 ml desta solução em dois erlenmeyers e coloque 5 mL de NH4OH concentrado no primeiro e no segundo, 5 mL de etilenodiamina pura. Prepare uma terceira solução dissolvendo diretamente o Ni(NO3)2.6H2O sólido (0,15 g) em 10 mL de dmso puro para que no final se tenha uma solução 0,05 mol L-1. Registre os espectros UV-visível para todas as amostras

Analise dos Dados
Para

Relacionados