relatorio de hidraulica

Páginas: 8 (1752 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO

Ressalto hidráulico é um fenômeno onde ocorre a transição de um escoamento turbulento para um escoamento fluvial. O escoamento turbulento ocorre quando o número de Froude é maior que 1, quando este número for igual a 1 caracteriza um regime de transição, o escoamento nessas condições é denominado de escoamento crítico. Assim o escoamento turbulento é denominado de escoamentosupercrítico e o fluvial de subcrítico.
Num canal, a passagem do regime fluvial para o torrencial ocorre sem que se verifique descontinuidade no perfil na linha d'água: um exemplo desta mudança de regime pode ser verificado quando um escoamento passa sobre uma soleira descarregadora.

Figura 01: Transição entre tipos de escoamentosFonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA60oAL/apostila-hidraulica

A passagem do regime torrencial para o fluvial já não se faz de maneira contínua. Como essa passagem exige que a linha d'água seja crescente, ocorre uma instabilidade no escoamento e, consequentemente, uma descontinuidade na linha d'água, fenômeno denominado ressalto hidráulico, pode – se então dizer que este é ofenômeno caracterizado pela passagem brusca do regime torrencial para o regime fluvial num escoamento de liquido com superfície livre.

Figura 02: Ressalto Hidráulico Fonte:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA60oAL/apostilahidraulica
A mais importante aplicação do ressalto hidráulico na Engenharia Civil é como mecanismo dissipador de energia dos escoamentostorrenciais provocados nas obras de aproveitamento hidrelétricos. A dissipação de energia que se verifica em um ressalto é devida à elevada turbulência nele presente.

CONSIDERAÇÕES SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

Trabalhar com seriedade evitando brincadeiras;
Trabalhar com calma e atenção;
Usar roupas adequadas tais como: calças compridas, sapatos fechados e é indispensável o uso de jaleco.Conservar cabelos presos
Não abrir frascos ou reagentes antes de ler o rotulo e não testar substâncias químicas pelo odor ou sabor;
Lentes de contato sob vapores corrosivos podem causar lesões aos olhos;
Ao pipetar utilize sempre uma pêra ou pipetador;
Não se alimentar, beber ou fumar no laboratório;
Comunicar todos os acidentes ao funcionário e ao professor responsável.

2.1CONSIDERAÇÕES QUANTO AO USO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS

Não ligar equipamentos sem antes verificar a voltagem correta;
Só opere quando fios e tomadas estiverem em perfeita condições;
Não operar equipamentos elétricos sobre superfícies úmidas;
Combater o fogo em equipamentos elétricos somente com extintores CO₂



CANAL DE ESCOAMENTO – REGIMES DE ESCOAMENTO E PERDA DE CARGA
VertedoresVertedores podem ser definidos como simples paredes, ou diques ou aberturas sobre as quais um líquido escoa. O termo aplica-se, também a obstáculos à passagem da água corrente e aos extravasores das represas. Os vertedores são,por assim dizer orifícios sem borda. Servem também na medição de vazão de pequenos cursos de água e de condutos livres, assim como no controle de escoamentode galerias e canais, razão por que seu estudo é de grande importância. Em relação aos vertedores deverá ser realizada uma medição de vazão com vertedores retangulares de parede espessa e delgada e com comparação dos resultados.

Limnímetros

Limnímetros a medida do nível de água é importante para o estudo dos escoamentos em canais. Como a maioria dos ensaios práticos deverá ser feita nocanal de experimentos hidráulicos é importante o domínio desta técnica. A medida do nível da água é feita por um instrumento denominado limnímetro. Este nada mais é que uma régua dotada de um apalpador para sentir o toque superficial. Deverá ser realizada a medição em regime fluvial e turbulento tendo como objetivo observar as dificuldades de medição encontradas em ambos.

Procedimento a serem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de hidraulica
  • HIDRAULICA RELATORIO
  • Relatório hidráulica
  • Relatório Hidráulica
  • Relatorio de hidraulica
  • relatorio de hidraulica
  • Relatório de Hidráulica
  • relatorio de hidraulica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!