Relatorio de hemoblobina glicada

806 palavras 4 páginas
Introdução:
A hemoglobina, pigmento vermelho das hemácias, é uma proteína conjugada que tem como grupo prostético a ferro-protoporfirina, chamada de heme, e que constitui 4% da molécula. Os 96% restantes são formados por uma proteína básica, uma histona denominada globina. O heme é responsável pela cor e pela capacidade fixadora de oxigênio e de outros gazes; à globina se devem a capacidade fixadora de CO2.
Por diferentes métodos eletroforéticos e cromatográficos, foram detectadas sub - frações da hemoglobina A ( Hb1a, Hb1b e Hb1c), denominadas de hemoglobinas glicadas. As hemoglobinas glicadas são obtidas pela adição espontânea de glicose ao grupo amino livre das proteínas hemoglobínicas por reações não - enzimáticas. Os conteúdos destas sub - frações aumentam com a idade dos eritrócitos (quando maior a exposição da hemoglobina a concentrações elevadas de glicose no sangue, maior é a formação de hemoglobina glicada).
A formação de hemoglobina glicada é irreversível, e seu nível sanguíneo depende da vida média da hemácia e da concentração de glicose, os valores integrados para a glicose durante seis a oito semanas precedentes, portanto os valores estão livres das flutuações diárias de glicose e não são afetadas pelo exercícios ou por ingestão alimentar recente. Para pacientes com doença hemolítica o teste não é adequado, pois a presença de variantes da hemoglobina provoca redução de meia – vida das hemácias e, portanto, do tempo de exposição à variações dos teores de glicose circulante, diminuindo o percentual e sendo pouco eficaz para um resultado mais exato.

Objetivo:
Determinar a quantidade de hemoglobina glicada (glicosilada) no sangue, pois é o marcador mais importante para monitoramento do controle de glicose a longo prazo em indivíduos com diabetes mellitus. Também tem como objetivo familiarização com métodos de dosagem de glicose e vivência de laboratório clínico.
Materiais e métodos: * Material para coleta de amostra de sangue *

Relacionados