RELATORIO DE GNOSIA II

594 palavras 3 páginas
Introdução
A qualidade da matéria prima vegetal é de grande importância para a qualidade do fitoterápico.
A determinação de materiais estranhos é importante, pois a droga vegetal apresenta certas impurezas que podem ser órgãos da própria planta, diferente do farmacógeno tais como resto de caule, flores, bem como matérias de outra origem ou fragmentos de outras plantas e isso interfere na qualidade do medicamento. A finalidade é verificar se a droga vegetal está isenta de material estranho (impurezas de origem mineral, outras partes do vegetal). Determinar o percentual de material estranho da Quebra-Pedra.
Quebra-Pedra
Nome científico:Phyllantus niruri
Família:Euphorbiaceae
Propriedades: Diurética, analgésico, relaxante muscular e aperiente.
Determinar o percentual de material estranho da Quebra-Pedra (phyllantus niruri). A Quebra-Pedra é uma planta com propriedades diuréticas, analgésicas, relaxante muscular e aperiente (estimula o apetite). Erva ruderal (vegetais que se desenvolvem em ambientes fortemente perturbados pela ação humana), ereta, anual, ramificada horizontalmente, medindo de 40 a 80cm de altura. Folhas simples membranáceas, medindo até 1cm de comprimento e dispostas nos ramos parecendo uma folha composta. Folhas viradas para baixo.
É utilizada na medicina principalmente sob a forma de extrato aquoso(chá), que pode ser obtido utilizando as partes aéreas ou toda a planta, incluindo as raízes
Características organolépticas: Droga inodora e sabor amargo.

Objetivo: Estabelecer normas de determinação de drogas vegetais para que as mesmas sejam isentas de materiais estranhos.
Método:
Determinação dos elementos estranhos
Pesar 2g da droga;
Espalhar sobre a bancada, uma fina camada de forma homogênea sob o papel claro para separar os elementos estranhos a droga;
Pesar o material separado(estranho)e calcular sua porcentagem;
Verificar se a amostra está aprovada ou reprovada de acordo com a especificação.
Limite máximo de contaminante:10% do peso
Após

Relacionados

  • Metastase
    53206 palavras | 213 páginas