Relatorio de fisica

Páginas: 3 (677 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
RELATÓRIO
DE FÍSICA

Objetivo:
Analisar o movimento de determinado projétil em duas dimensões para obter a sua velocidade inicial e o seu ângulo de inclinação para que possa ocorrer o seualcance máximo.

Introdução:
O movimento oblíquo de um projétil com aceleração é um caso de movimento bidimensional e que, portanto é composto de dois movimentos unidimensionais simultâneos, um verticale um horizontal. Desprezando a resistência do ar, o movimento ideal de uma bola de futebol ou uma bola de golfe são exemplos para o movimento de projéteis. A componente horizontal da aceleração énula, e se realiza com a mesma constante g, orientada para baixo. Escolhendo um sistema de coordenadas Oy orientado para cima, pode se utilizar:
Ax=0 e Ay=-g, e o movimento se dará pelas seguintesequações:
* X=Xo + Voy t
* Y=Yo+Voyt+1/2ayt2
Onde xo e yo são as coordenadas da posição inicial, vox e voy são as componentes da velocidade inicial e a ay=-g é a aceleração da gravidadeorientada para baixo em relação ao eixo vertical. Como vemos na figura abaixo:

Materiais Utilizados:
Para um experimento básico do calculo da velocidade inicial de um projetil e para obter seu ângulopara o qual terá alcance máximo foi necessário um lançador de projéteis, uma esfera de plástico, uma folha de papel carbono, fita crepe, trena e régua, um papel milimetrado e folhas A4.Procedimentos Experimentais
* Obtendo o alcance máximo a partir do ângulo de tiro.
É necessário certificar que o projétil será arremessado na altura do plano da superfície da mesa, em seguida monte olançador de projétil no ângulo desejado, no caso do experimento foram utilizados, no lançador, os ângulos 30°, 45 ° e 60°. Dispare o lançador e fixe o papel carbono sobre uma folha A4 no local onde aesfera bateu (aproximadamente), dispare novamente o lançador e meça o alcance. Repita o procedimento para dez disparos e anote os resultados encontrados.
* Obtendo o valor da velocidade inicial
É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatórios de física
  • Relatorio fisica
  • Relatorio de fisica
  • Relatório de Física
  • Relatório de física
  • Relatorio de fisica
  • Relatorio de fisica
  • Relatório de Fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!