RELATORIO DE FISICA PRINCIPIO DE STEVIN

838 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO TEÓRICA Os corpos imersos em um líquido ficam sujeitos à pressão exercida por este líquido em todas as direções. Para calcular esta pressão, usamos o Teorema de Stevin.
O Teorema de Stevin diz que “a diferença de pressão entre dois pontos de uma mesma massa líquida é igual à diferença de profundidade entre eles multiplicada pelo peso específico do fluído e da aceleração da gravidade do local onde é feita a observação, pela diferença entre as profundidades consideradas”.
Podemos perceber que a pressão de um líquido sobre um corpo não depende das características do corpo. Se tivermos então um recipiente cilíndrico totalmente cheio, devemos considerar que a pressão atmosférica patm age sobre a superfície livre do líquido em equilíbrio. Portanto, neste caso, a pressão p exercida num ponto qualquer da base do recipiente é determinada pela soma da pressão atmosférica com a pressão da coluna de líquido.
Assim Temos: : Par= Pr0 + ρ.g.Δh
Onde Pr0 é a pressão na superfície (pressão atmosférica) de água e ρ.g.h é a pressão da coluna de água com densidade ρ sobre ele á profundidade h.
Também podemos determinar através deste experimento a pressão manométrica através da fórmula: Pm=p.g.Δy

MATERIAIS
01 painel hidrostático
01 tampão;
01 escala submersível;
01 tripé com: haste de sustentação e sapatas niveladoras;
01 seringa descartável;
01 peaço de mangueira;
01 becker;
50 ml de água PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Inicialmente com auxílio da seringa acoplada na mangueira, introduziu agua no tubo com formato de U no painel aonde formou­se uma coluna de agua de altura de 30mm. Com as duas extremidades do manômetro abertas, foi colocado o tampão. Feito isto, foi colocado o Becker abaixo do manômetro “X”, de modo que o fluido manométrico estivesse nivelado com o zero da régua de

Relacionados