Relatorio De Fisica Correto

Páginas: 5 (1071 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS




GUSTAVO GERALDI MIQUELETO
LUIZ ANTONIO F. FERNANDES






DESMONTAGEM DE MICROSCÓPIO ÓPTICO E CALCULO DE ABERTURA NUMERICA







MARINGÁ
2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS





GUSTAVO GERALDI MIQUELETO RA: 90437
LUIZ ANTONIO F. FERNANDES RA: 90428




DESMONTAGEM DE MICROSCÓPIO ÓPTICO E CALCULODE ABERTURA NUMERICA

Relatório apresentado a Universidade estadual de Maringá, como parte da nota no primeiro bimestre.

Prof.: Ary de Araujo R. Junior





MARINGÁ
2014

1 INTRODUÇÃO

1.1 Montagem e Desmontagem do Microscópio;
Neste trabalho iremos mostrar o procedimento de montagem e desmontagem de um microscópio óptico eletrônico e o calculo da abertura numérica e abertura numérica medida decada objetiva, a fim de encontrar a diferença porcentual utilizando-se da abertura numérica dada na objetiva em relação a abertura numérica medida.
No processo de desmontagem os valores de AN das lentes objetivas já são obtidos nas mesmas como mostrado na figura 2.8; 2.10; 2.10 ; 2.12 e 2.13.

1.2- Calculo das amplitudes numéricas;
As lentes objetivas são responsáveis pela ampliação da amostra,assim, para uma alta ampliação e uma alta resolução necessita-se de lentes objetivas com grande abertura numérica (AN). 
Esse parâmetro é dado na equação:
AN = n .sin(α)
Onde: n é o índice de refração do meio em que está imersa a lente frontal da objetiva.
α é o ângulo do cone de luz que penetra na objetiva
Além de saber o AN buscaremos achar também o ANM (abertura numérica medida) eo% (diferençapercentual) que vai medir a diferença em porcentagem dentre o AN e o ANM.

Materiais e métodos
2.1 Materiais
I. Microscópio óptico eletrônico
II. Trena
III. Lanterna
IV. Paquímetro
V. Calculadora cientifica
VI. Mesa de madeira com uma sulfite colada

2.2 Métodos

Na montagem e Desmontagem do microscópio não foi utilizado nenhum material especial.
Primeiramente foi retirar a lente ocular conformemostrado nas figuras 2.1 e figura 2.2. Após a retirada da ocular retiramos o periscópio conforme visto nas figura 2.3 e figura 2.4.Após retiramos o parafuso necessário para a retira do pescoço que pode ser observada na figura 2.5 e na figura 2.6. Então após a retirada do pescoço retiramos as lentes objetivas uma por uma conforme mostra a figura 2.7 e a figura 2.13.
Para a realização das aberturasnuméricas foi utilizado um microscópio ótico eletrônico. Inicialmente uma lâmina marcada com tinta azul(figura 2.14) foi presa ao suporte da platina e posteriormente focalizada com objetiva de 5x. Depois de devidamente focalizada, a ocular do microscópio e a lâmina foram retiradas, mantendo o foco. Após esse primeiro passo, uma folha sulfite foi colocada, sendo presa em umamesa de madeira com fitaadesiva, embaixo do mecanismo de fixação do condensador. Com a folha devidamente posicionada, observou-se através do canhão o círculo de luz formado. Com o auxílio de um lápis, foram marcados dois pontos, um em cada lateral do círculo.

Foi medida, com a utilização de uma trena, a distância entre os dois pontos marcados na folha sulfite, e a distância entre a folha sulfite e a platina. Também foimedida a espessura da lâmina com ajuda de um paquímetro. O procedimento foi repetido nas objetivas de 10x e 40x.
Em cada objetiva existem valores cravados nos mostrando informações a respeito da objetiva, como por exemplo: o seu aumento, a sua abertura numérica, distância que a luz percorre desde os nossos olhos até o objeto desejado medidas em centímetros e a espessura da lâmina encontrada naobjetiva. Com o aumento de 100x a abertura numérica aparece como 1,25, sendo que 1 é o máximo q podemos obter, portanto conclui-se que esta só pode ser observada em óleo de imersão, portanto não será medido a abertura numérica da mesma.
Todo esse procedimento foi realizado para estabelecermos uma semelhança de triângulos(figura 2.15) , visto que, tanto para medir o diâmetro da lente da objetiva,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATORIO ESTAGIO CORRETO
  • Trabalho Relatorio Anhanguera Correto
  • Relatorio De Fungos CORRETO
  • RELATORIO Correto Final
  • RELATORIO MICROBIO correto
  • historia da teoria da educa ao fisica correto
  • Relatório de Física
  • Relatórios de física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!