Relatorio de estágio

Páginas: 16 (3854 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2012
SUMÁRIO



INTRODUÇÃO.......................................................................................................................04
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.........................................................................................05
ESTÁGIO NA CRECHE........................................................................................................07
1.OBSERVAÇÃO..................................................................................................13
2. CO-PARTICIPAÇÃO........................................................................................15
CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................16
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS..................................................................................17
ANEXOS..................................................................................................................................18


























INTRODUÇÃO


Uma das disciplinas do quinto semestre do Curso de Pedagogia da UNIGRAN – Universidade da Grande Dourados em Mato Grasso do Sul é oEstágio Supervisionado em Educação Infantil (zero a três anos), por isso foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Elisa Maria Paias Messon, as atividades de Participação e Co-participação nas turmas do Berçário e Maternal I.
O objetivo de simplesmente guardar a criança foi substituído pelos objetivos de cuidar e educar, de forma simultânea e indissociável. Educarproporcionando situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens que favoreçam o desenvolvimento integral da criança e o cuidar considerando as necessidades das crianças, ouvindo-as, e respeitando-as como seres humanos.
O principal objetivo do estágio supervisionado é relacionar teoria e prática, onde o estagiário tem a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia da escola em estudo com a teoriaestudada para acrescentar aspectos relevantes em sua formação que a prática nos ensina. Como diz Vygotsky (1982), “ quanto mais rica a experiência humana, tanto maior será o material disponível para a imaginação e a criatividade.”
O presente relatório é formado pela descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de observação e co-participação em sala de aulaconsiderando que a educação para as crianças pequenas deva promover a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança, contemplando que esta é um ser completo e indivisível.
Também encontra-se descrito neste relatório os aspectos da escola, do quadro de funcionários, distribuição das turmas, faixa etária das crianças, horário da atendimentoe do ambiente escolar como um todo.










FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Alguns fatores importantes provocaram mudanças na concepção em relação à educação infantil. A sociedade está mais consciente da importância de se cuidar da infância e das influências que as experiências de uma pessoa entre o nascimento até os seis anos de idade podem ter sobre o cidadão adulto e asmudanças na organização e nas estruturas das famílias, que deixaram de ser patriarcas e passaram a importar-se mais com o bem estar das crianças e com a presença cada vez mais forte da mulher no mercado de trabalho, gerou movimentos da sociedade civil e órgãos governamentais em função da necessidade de atendimento adequado as crianças em instituições apropriadas.
Como resposta houve oreconhecimento da necessidade de atendimento a crianças de zero a seis anos na Constituição Federal (1988); a elaboração da Lei 9394, que estabelece o vínculo entre o atendimento as crianças e a educação; a definição da educação como primeira etapa da educação básica.
Reconhecendo que a educação é elemento essencial na sociedade, as creches e as pré-escolas, agora fazem parte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de estagio
  • Relatório de estagio
  • Relatorio de estagio
  • Relatorio de estágio
  • Relatório de estágio
  • Relatorio de estagio
  • Relatório de estágio
  • Relatorio de estágio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!