Relatorio de estágio nos primeiros anos do ensino fundamental

Páginas: 9 (2048 palavras) Publicado: 1 de julho de 2012
INTRODUÇÃO
O estágio em docência na Educação Infantil foi realizado na Escola Municipal Lasquinha de Gente, localizada à avenida Pirelli, nº65, bairro Matão na cidade de Sumaré, São Paulo, criação da Escola, decreto.
Estando supervisionada pela Professora regente do 1º ano, Evalda Barbosa, Professora regente do Jardim II, Fabiane Nunes, pela Professora regente do Jardim I Fabiane Toledo,Adriana Militão, Recreacionista responsável pelo Maternal e Juliana Govea, Recreacionista do Minigrupo, todas formadas em Pedagogia, tendo como especialização o curso de Psicopedagogia, as Professoras do Jardim II, Jardim II e 1º ano.
A intervenção foi feita no período vespertino, durante 6 semanas, sendo estas interrompidas no processo, indo desde agosto de 2011 à Junho de 2012, devido á jornada detrabalho da aluna em questão, havendo produções interativas no período da páscoa, quando as crianças participaram de atividades diferenciadas como: filmes sobre a páscoa assistidos no Data Show acompanhado de pipoca, caça aos ovos, pintura no rosto e confecções de orelhas de coelho, Festa do dia das Mães, onde as crianças ensaiaram uma apresentação musical e confeccionaram um caderno de receitas eFesta Junina, também com ensaios de dança e gincanas de prendas para a festa.
O estágio em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental foi realizado na Escola Municipal Ramona Canhete Pinto, localizado à Av. Matão, nº 64, Bairro São Gerônimo, Matão, Sumaré. Supervisionada pelas professoras regentes de cada turma: Professoras: Susilaine, Eliane, Sueli e Rosemar.
A intervenção foi feita noperíodo matutino, durante 8 semanas, nos meses de Março à Junho/2012, havendo intervenções durante esse período do Professor de Educação Física, Prof. Nelson Borges e produções interativas no período da páscoa, dia das mães e festa junina.
Ao iniciar os estágios, foi uma surpresa para as crianças, que não esperavam minha chegada, porém fui recebida em todas as turmas, a princípio com um pouco deapreensão depois se transformou em grande alegria. Foi fácil a convivência tanto com os professores quanto com as crianças.
A prática em sala de aula com crianças maiores das que eu costumo trabalhar, foi diferente, pois são mais enérgicas e ruidosas em suas conversas e brincadeiras, são mais questionadoras e independentes também.
Essa experiência me orientou a lidar com a indisciplina muitocomum nesta faixa etária, fazer intervenções, mudando a prática pra que haja um interesse pelos conteúdos que estão sendo introduzidos, mas também me ajudou a, com cuidado e atenção, não reproduzir alguns comportamentos de professores que estigmatizam alguns alunos, dificultando assim seu relacionamento com ele e consequentemente impedindo-os de sentir o gosto pelo conhecimento, deixando deestabelecer uma inter-relação com o aluno tão importante para que haja um processo de ensino-aprendizagem produtivo.
Trabalhamos vários conceitos, todos eles serão descritos no relatório de observações, variando desde o brincar de forma lúdica e pré-alfabetização na educação infantil até á conceitos complexos de Português e Matemáticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pude perceber na prática , asmuitas teorias outrora vistas em sala de aula sobre metodologias de diferentes disciplinas, concentrando minha atenção na relação professor-aluno e como o processo ensino-aprendizagem flui melhor quando há uma boa interação.
A Escola em questão iniciou neste ano de 2012 um projeto intitulado “Ler e Escrever” no qual as crianças são estimuladas a criar e reproduzir histórias conhecidas por todaselas, tais como: lendas, parlendas, cantigas e contos, reescrevendo estes contos de maneira individual, em duplas, em grupos ou coletivamente, e ao reescrever, aprendem as regras gramaticais básicas que as permitirão seguir avançando nos conhecimentos da língua portuguesa.
Foi interessante poder observar que a interação do professor com os alunos é fundamental para que o projeto de fato seja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estágio nos primeiros anos do ensino fundamental
  • Relatorio de observação e regencia do ensino fundamental primeiro ano
  • primeiros anos no ensino fundamental
  • relatorio de estagio anos inicias do ensino fundamental
  • Relatorio de estagio anos iniciais do ensino fundamental
  • Relatório de estágio dos anos iniciais do ensino fundamental
  • Relatório de estágio supervisionado no ensino fundamental anos finais
  • Relatório de estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!