Relatorio de ensaio de tração em polimero

Páginas: 8 (1768 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
Sumário

1. Introdução 2
2. Objetivos 2
3. Metodologia 3
3.1. Preparação do Corpo de Prova 3
3.2. Método de Ensaio 3
3.3. Propriedades a serem obtidas no ensaio de tração 5
4. Avaliação dos Resultados 6
5. Conclusão 10
6. Pós-textuais 10
7. Referências Bibliográficas 10
8. Anexo 11



1. Introdução
Diante da necessidade do homem de buscar explicações para muitas das questõestécnicas que este enfrentava ao logo do seu crescimento, foram criadas maquinas e operações de testes, dentre eles o teste de tração.
Neste relatório, serão apresentados discussões e resultados apresentados em um teste de tração realizado com objetivos acadêmicos.
A partir de um fio de aço foi confeccionado o corpo de prova, como será descrito com mais detalhes adiante. Foi realizado em seguida oensaio de tração, segundo a norma ABNT/CB-04, esse ensaio plotará um gráfico de tensão-deformação que junto com cálculos matemáticos determinará as seguintes propriedades do material: módulo de elasticidade, limite de escoamento, limite de resistência mecânica, limite de ruptura, módulo de tenacidade, módulo de resiliência, alongamento total, estricção e determinação dos coeficientes da curvaverdadeira.
Para que os valores obtidos no ensaio possam ser utilizados de forma comparativa, é necessária a utilização de uma norma que caracteriza as dimensões do corpo de prova e equipamentos utilizados.


2. Objetivos
O ensaio de tração tem como objetivo o estudo da resistência de um determinado material e a analise do seu comportamento quando submetido à tração. Esse estudo complementa aanalise exigida em grande parte das empresas metal-metalúrgica, assim como a qualificação de um material perante exigência de empresas e projetos.
Com os dados coletados na curva é possível fazer uma análise preliminar da adequação do material a um projeto, determinando entre outras coisas qual o grau de deformação dado certo esforço estrutural a resistência e a tensão de ruptura do dispositivoprojetado. Ou seja, o aluno aprende a determinar as características de um material para que em projetos futuros possa fazer a melhor opção. O uso da máquina, supervisionado pelo professor, nos familiariza com o procedimento do ensaio.
Depois do cálculo das propriedades do material, a confecção do relatório proporciona a conclusão do projeto e a apresentação clara dos dados.

3. Metodologia

3.1.Preparação do Corpo de Prova
O material utilizado foi um fio de aço retangular com diâmetro de 0,82 mm e área de seção transversal de 0,61 mm², a partir da qual se utilizou o corpo de prova. Com as seguintes dimensões:



0,82 mm 100 mm



0,25mm 0,61 mm² 0,25 mm
150 mm

queseguem a norma ABNT/CB-04. Instruções na norma:. Para fabricar o corpo de prova, foi cortado, a principio, um pequeno fio de aço de dimensão 150 mm de comprimento, depois foi fixado esta na máquina EMIC em um dispositivo apropriado (garras) e observamos a tração, com avanço de 2 mm/min. Para realização do teste foi necessário ajustar o comprimento do fio de aço, superfície de fixação, para 25 mmpara cada lado.

3.2. Método de Ensaio
O método de ensaio segundo a teoria, o corpo de prova deve ser preso pelas suas extremidades nas garras de fixação do dispositivo de testes. A máquina de ensaio de tração é projetada para alongar o corpo de prova a uma taxa constante, além de medir contínua e simultaneamente a carga instantânea aplicada e os alongamentos resultantes (usando um extensômetro).A amostra testada é deformada de maneira permanente, sendo geralmente fraturada. O resultado é registrado em um registrador gráfico na forma de carga em função do alongamento, essas características são dependentes do tamanho da amostra.
O ensaio de tração realizado pelo professor foi executado em aula no laboratório da disciplina como já foi citado anteriormente. Utilizou-se a máquina EMIC...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de ensaio de tração
  • relatorio ensaio de tração
  • RELATÓRIO ENSAIO DE TRAÇÃO ENSAIO DE COMPRESSÃO
  • Relatorio do ensaio de tração.
  • Relatório ensaio de traçao
  • Relatório Ensaio de Tração
  • Ensaio de tração (relatório)
  • Relatório Ensaio de tração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!