Relatorio de Eletricidade Aplicada Teorema de Thvenin

909 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICADA
FACULDADE DE ENGENHARIA ARQUITETURA E URBANISMO
ENGENHARIA CIVIL – LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE APLICADA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE APLICADA
PROF. MURILO NICOLAU

ALVARO PERESSIN, R.A: 13.22.53-6
ÉRICA TEIXEIRA, R.A: 13.6572-5
JEFFERSON RANGEL, R.A: 13.6118-7
JULIANA JUTUBÁ, R.A: 13.4710-3
VINICIUS MARCORIN – RA: 13.0742-0

TEOREMA DE THÉVENIN

SANTA BÁRBARA D’OESTE – 2S/2014
OUTUBRO/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 5
3. MATERIAL UTILIZADO 6
4. PARTE PRÁTICA 7
4.1 CIRCUITO ORIGINAL 7
4.2 EQUIVALENTE DE THÉVENIN 9
5. CONCLUSÃO 13
6. REFERÊNCIAS 14

1. INTRODUÇÃO

Quaisquer circuitos elétricos, lineares e ativos podem ser substituídos por um circuito equivalente constituído de uma fonte de tensão em série com uma resistência, o equivalente Thévenin.
O teorema de Thévenin afirma que, do ponto de vista de qualquer par de terminais, um circuito linear pode sempre ser substituído por uma fonte de tensão com resistência interna. Como se verifica na Imagem 1, quando o objetivo da análise de um circuito se resume a identificar a corrente, a tensão ou a potência a jusante de um par de terminais, então o teorema de Thévenin indica que todo o circuito a montante pode ser reduzido a dois elementos apenas, constituindo globalmente uma fonte de tensão com resistência interna. O conjunto de componentes vTh e RTh é designado por equivalente de Thévenin do circuito.

O equivalente de Thévenin calcula-se nos seguintes dois passos (para além da identificação dos terminais e do sentido relativamente ao qual se pretende obter o equivalente):
(i) obtenção da tensão em aberto (Imagem 1.b);

(ii) e determinação da resistência equivalente vista dos terminais de saída, quando se anulam todas as fontes independentes no circuito (Imagem 1.c);

2. OBJETIVO

O experimento tem como principais objetivos: comprovar experimentalmente a validade do Teorema de Thévenin, medir as correntes e

Relacionados