Relatorio de dureza

Páginas: 5 (1100 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
ENGENHARIA MECÂNICA
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA
EDUARDO MOREIRA




DIEGO POHL
ANDRÉ ARRUDA





RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
DUREZA 1




FOZ DO IGUAÇU
2014
1. Introdução:

Com o estudo da disciplina de Materiais de construção mecânica é possível conhecer a estrutura interna dos materiais, bem como as propriedades e adependência entre elas. Com as práticas no laboratório, os conceitos vistos em sala podem ser melhor assimilados (interpretado). O objetivo do ensaio feito é evidenciar a importância e a relação entre a microestrutura e as propriedades dos materiais, no caso a relação entre o teor de carbono e Dureza (que se define no caso como resistência à penetração).



















2. ReferencialTeórico:
Dureza é a propriedade mecânica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e é definida pela resistência da superfície do material à penetração e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos.Basicamente, a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um material "riscar" o outro. Na engenharia e na metalurgia, o chamado ensaiode penetração para a medição da dureza. A partir de um referencial intermediário, a dureza pode ser expressa em diversas unidades. É comum usar os seguintes processos:
Brinell
Rockwell
Meyer
Vickers
A dureza também pode ser definida como uma base de medida para o conhecimento de resistência e do tratamento térmico ou mecânico de um metal e da sua resistência ao desgaste. Porém, o conceitofísico de dureza não tem o mesmo significado para todas as pessoas que tratam com essa propriedade, por exemplo, um projetista tem um conceito de dureza diferente para de mecânico ou metalúrgico.











3. Metodologia:

3.1 -Procedimento no Durômetro Digital Portátil:

Para a prática no Durômetro Digital Portátil, escolhemos primeiro a direção a ser realizada a medida, que foide 90º, depois o tipo de material ensaiado (steel); então a escala de dureza a ser usada, que foi a de Brinell, e em seguida a quantidade de medidas. Após isso, o penetrador foi engatilhado e as medidas foram tiradas. Foram utilizados corpos de prova de aço carbono: 1010, 1020, 1045, 1060.

3.2 - Procedimento do Ensaio de dureza Hockwell HRb:
Para o procedimento do Ensaio de dureza Hockwell ocorpo de prova foi selecionado e em seguida lixado, com as lixas 220, 320, 400, 600. Ao passar de uma lixa para a outra o corpo de prova era limpo, colocando a peça a ser ensaiada em contato com a água, e era girado em 90º, esse ultimo processo era utilizado para o desaparecimento das marcas da lixa anterior. Logo, o corpo de prova foi levado ao Durômetro de Bancada. No durômetro de Hockwellprimeiro se aplica uma pré-carga, que garante um contato mais preciso entre o corpo de prova e o penetrador, até o ponteiro chegar a posição SET e após isso é aplicado a carga suplementar. Neste tipo de durômetro, a dureza é fixada a partir da profundidade da impressão deixada pelo penetrador em função da carga aplicada. Nesse tipo de durômetro nos ter medidas HRb e HRc, sendo a primeira uma ponta detungstênio com uma carga de 100 kgf. Já o segundo com uma ponta de Diamante com uma carga aplicada de 150 kgf. Então foi feito três ensaios gerando assim uma média.




4. Equipamentos Utilizados:

4.1 - Durômetro de Bancada
É um durômetro de bancada que faz durezas Rockwell B e C. Ele é adequado para se testar dureza de metais. A leitura é direta em relógio comparador. Ele é fixo e garanteuma precisão boa.
4.2 - Escleroscópio de shore
A vantagem deste método é a portabilidade (o medidor tem pequenas dimensões) e a preservação da integridade da superfície do material sob teste. Este durômetro é digital onde é escolhida direção, material, escala da dureza e numero de repetições. Não tem tanta precisão como o durômetro citado acima.
4.3 -Lixa
Foram usadas lixas para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio de dureza
  • Relatório de Dureza
  • Relatorio dureza
  • Relatorio de Dureza
  • Relatório dureza
  • Relatorio de dureza
  • Relatório de Determinação de Dureza em Águas
  • RELATORIO DUREZA DA AGUA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!