RELATORIO DE DETERMINAÇÃO DO FLUXO LAMINAR E TURBULENTO

1059 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CÂMPUS MEDIANEIRA
TÉCNICO EM QUÍMICA
OPERAÇÕES UNITÁRIAS

Bruna Caroline Santos Souza
Bruna Fontanella
Fabio Zardinello Barroso
Leonardo Matté Goettert

RELATÓRIO DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS
DETERMINAÇÃO DE FLUXO LAMINAR E TURBULENTO

MEDIANEIRA, JUNHO DE 2013

1. INTRODUÇÃO

Em um experimento, Osborne Reynolds observou o comportamento macroscópico do fluxo de água através de um tubo, através da injeção de um filamento de tinta na sua entrada. Repetindo-se esse experimento para vários líquidos e com tubos de diâmetros diferentes, percebe-se que o escoamento tem caráter laminar quando o número de Reynolds é baixo e para valores maiores, o escoamento é chamado turbulento.
Essa turbulência é causada por flutuações locais na velocidade das partículas de fluido, que têm causas distintas.
É por este motivo que líquidos com viscosidade maior mantêm escoamento laminar a maiores velocidades que líquidos menos viscosos. O regime de escoamento, seja laminar ou turbulento, é determinado pelo chamado número de Reynolds:
2. OBJETIVOS
O presente relatório trata da verificação do fluxo através de um experimento semelhante ao realizado por Reynolds com o objetivo principal de determinar o tipo de escoamento em cada etapa do experimento.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Com base na Mecânica dos Fluídos, pode-se classificar os escoamento em diversas categorias. As classes abordadas no seguinte relatório são fluxos laminar e turbulento.
3.1 Escoamento laminar
O escoamento laminar é quando as partículas de um fluido movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, parecendo lâminas ou camadas. No escoamento laminar a viscosidade age no fluido no sentido de amortecer a tendência de surgimento da turbulência. Este escoamento é comum ocorrer em baixas velocidades e em fluídos que apresentam grande viscosidade.
3.2 Escoamento turbulento
O escoamento turbulento acontece quando as partículas de um fluido não se movem

Relacionados

  • 67059615 5 Ciclonagem 2011
    4489 palavras | 18 páginas
  • estudante
    443083 palavras | 1773 páginas