relatorio de destilação fracionada

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA
FARMÁCIA BACHARELADO
BRUNO DE OLIVEIRA PROCÓPIO
DAVID HENRIQUE ÓSÓRIO MACHADO
JENNIFER RAYANE GINO SOARES
JULIMARA DE SOUZA LOPES
MARIA ELISA MOTA E LIMA
REGIANE APARECIDA SILVA ALVES
THAINÁ UBALDINO DA SILVEIRA








RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
DESTILAÇÃO FRACIONADA

CARATINGA
ABRIL/2015





CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA
FARMÁCIA BACHARELADO
BRUNO DEOLIVEIRA PROCÓPIO
DAVID HENRIQUE ÓSÓRIO MACHADO
JENNIFER RAYANE GINO SOARES
JULIMARA DE SOUZA LOPES
MARIA ELISA MOTA E LIMA
REGIANE APARECIDA SILVA ALVES
THAINÁ UBALDINO DA SILVEIRA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

DESTILAÇÃO FRACIONADA


Relatório apresentado ao Centro Universitário de Caratinga, como parte dos requisitos para avaliação da disciplina Química Geral e Inorgânica do curso de FarmáciaBacharelado.
Orientador: Profª. Marialice Tinoco T. Miranda.




CARATINGA
ABRIL/2015
1. INTRODUÇÃO

Fenômeno natural, a destilação pode ser observada quando gotículas de água se condensam nas vidraças de janelas em dias frios. Também a formação das chuvas constitui, de certa maneira, um processo natural de destilação. Destilação é umprocesso caracterizado por uma dupla mudança de estado físico, em que uma substância, inicialmente no estado líquido, é aquecida até atingir a temperatura de ebulição, transformando-se em vapor, e novamente resfriada até que toda a massa retorne ao estado líquido. O processo tem sido utilizado desde a antiguidade para a purificação de substâncias e fabricação de essências e óleos. No caso da chuva, avaporização se dá não por ebulição, mas por evaporação a baixa temperatura. A maioria dos métodos utilizados durante o processo de purificação de misturas homogêneas baseia-se na destilação simples, que consiste na evaporação parcial da mistura líquida, a fim de separar seus componentes. As substâncias mais voláteis, isto é, com menor ponto de ebulição, vaporizam primeiro; ao passarem por umcondensador, se liquefazem, sendo finalmente recolhidas em um tanque. Esse procedimento é válido para a purificação de líquidos com impurezas voláteis dissolvidas e para a separação de misturas cujos componentes apresentam pontos de ebulição bem diferenciados.Quando os pontos de ebulição dos componentes de uma mistura são muito próximos, a destilação simples não permite uma boa separação, sendonecessário repetir o processo várias vezes. Esse procedimento, denominado destilação fracionada, é muito utilizado no controle do teor alcoólico de bebidas tipo aguardente, como uísque, rum, gim e cachaça. Além disso, constitui o processo fundamental do refino de petróleo, para obtenção de gasolina, querosene e demais derivados.




4
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
Separar três líquidos miscíveisutilizando a destilação fracionada , construir o gráfico do volume do destilado em função da temperatura para a mistura e analisar a eficiência dessa técnica

2.2. Objetivos Específicos
- Analisar os tipos de interações intermoleculares que atuam nos sistemas químicos.
- Mostrar como o entendimento de tais interações pode auxiliar nas propriedades macroscópicas como a temperatura de ebulição.5
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Primeiro encaixou-se a garra no suporte universal, também se encaixou o balão de destilação na garra. Foi colocado o tripé no suporte universal e a manta aquecedora em cima do tripé, assim apoiando o balão de destilação.
Em outro suporte universal, encaixou-se a garra, na garra foi encaixada a mangueira que estava introduzida na parte traseira do condensador.
Emoutro suporte universal, foi colocada a garra e encaixada uma mangueira na parte da frente do condensador, assim fez uma ligação do condensador entre o balão de destilação.
Colocou-se a solução homogênea (álcool etílico, cetona e éter) no béquer, depois foi colocado na proveta para medir o tanto de solução que seria colocada. Logo após, colocou-se 75mL da solução na balão de destilação. Depois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio de destilacao simples e fracionada
  • Relatório de Destilação Fracionada
  • Relatório Destilação simples e fracionada
  • Relatório Destilação Fracionada
  • Relatório destilação fracionada
  • Relatório Práticas de Química-Destilação Fracionada
  • Relatório sobre destilação simples e fracionada
  • Destilação fracionada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!