Relatorio de condutividae

1008 palavras 5 páginas
TITULO

Condutividade elétrica de compostos iônicos e moleculares

Resumo
Nesse relatório contem os resultados da aula experimental sobre condutividade elétrica de compostos iônicos e moleculares. Dentre os resultados, foi verificado que alguns sólidos, quando se dissolvem, podem conduzir eletricidade.
Introdução
O ponto de fusão (PF) de um composto é a temperatura na qual este composto no estado sólido se transforma em líquido. O ponto de fusão está relacionado com as interações entre partículas (átomos, íons e moléculas). Compostos que possuem fortes interações entre partículas, terão maiores pontos de fusão. Para que haja condução de corrente elétrica é necessária à presença de elétrons livres, com mobilidade. Os compostos iônicos não conduzem corrente na fase sólida (quando os elétrons estão firmemente ligados uns aos outros), mas conduzem na fase líquida ou em solução aquosa, quando os íons adquirem mobilidade.

Objetivo
Estudar alguns compostos iônicos e moleculares por meio de suas propriedades: polaridade, ponto de fusão e condução de corrente elétrica.
Parte experimental.
A primeira parte do experimento sobre ponto de fusão foi colocado aproximadamente 1 grama de sacarose (açúcar) em um tubo de ensaio, e em sequencia, por meio do bico de Bunsen, foi aquecido. Foi observado o tempo necessário até que a sacarose se fundiu.
Na segunda parte do experimento, foi colocado aproximadamente 1 grama de cloreto de sódio (sal de cozinha) em um cadinho de porcelana, foi aquecido, também por meio do bico de bunsen, mas não em contato direto com a chama e foi observado o que aconteceu.
No experimento sobre condutividade elétrica, foram imergidas pontas desencapadas dos fios de um aparelho para verificar a condutividade (ligado a corrente elétrica) em varias substancias sendo elas: água destilada, solução aquosa de H Cl 1 M, água +álcool, sacarose solida, solução de sacarose, cloreto de sódio solido, e solução de cloreto de sódio, e foi verificado se a

Relacionados