Relatorio de Climatoloia

768 palavras 4 páginas
Estações Experimentais Urbanas do Laboratório de Geociências: Estação Experimental Climatológica

No dia 11 de abril de 2014 foi realizado o trabalho de campo na estação experimental meteorológica na Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP) que já existe há 14 anos e é a única no município de São Gonçalo.

A estação segue certos padrões para que não haja interferências nos fatores que alterem os resultados. Todos os dados são analisados às 9 horas da manha e nos dias de horário de verão a leitura é feita às 10 horas, todos os dias. O primeiro ponto a ser observado foi o abrigo que tem a função de proteger os alguns equipamentos, mas ao mesmo tempo deixá-los em contato com os fatores atmosféricos. Dentro dele está: Termômetros: O termômetro de máxima que é utilizado para saber a máxima temperatura do dia o termômetro de mínima a temperatura mínima, com esses resultados se analisa a amplitude térmica. Psicrômetro: Jogo de termômetro composto por um termômetro de bulbo úmido, que analisa a temperatura da umidade do ar, e um termômetro de bulbo seco, que te dá à temperatura do exato momento. Analisando o resultado desses dois termômetros chegasse à umidade relativa do ar, que é a quantidade de vapor d’água presente na atmosfera e quanto maior a umidade mais chances de que ocorra chuva.

Barômetro: Que analisa a pressão atmosférica. Ele é composto por duas agulhas: a escura é onde se faz a leitura que é feita em hectopascal e a prateada marca a leitura do dia anterior. Esses dados servem para saber a entradas de massas, frentes frias e frentes quentes.

Evaporímetro de Piché: A companhia a umidade do ar, a analise é feita a partir da quantidade de evaporação da água que está dentro do tubo. Nele também pode ser analisada a evaporação do dia interior.

Logos depois foi observado o

Relacionados