RELATORIO DE BROMATOLOGIA SOBRE AMIDO

320 palavras 2 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
Os cereais são alimentos de origem vegetal, constituídos de grãos que provém de gramíneas, cujas sementes dão em espigas. Citam-se alguns: trigo, arroz, cevada, milho, sorgo, aveia, triticale. São alimentos usados desde as mais remotas áreas de civilização do homem pela facilidade de seu cultivo, conservação, alto valor calórico e baixo preço. (ORNELLAS, 2001)

OBJETIVOS

2.1 Objetivos específicos

Calcular o fator de cocção
Calcular o valor nutritivo.
Calcular índice de reidratação.

1. Objetivo geral
Acompanhar o processo de geleificacão do amido.

Equipamentos E utensílios
Os ingredientes da preparação foram pesados em balança e seus valores foram registrados, utilizamos facas talheres pratos.

metodos
• 201.20 g de trigo
• 408.11g de tomate
• 206.32 g de cebola
• 1 colher de sopa de óleo
• cebolinha, salsinha
• 2 limões

Primeiramente colocamos de molho em agua fria o trigo e deixamos por 30 minutos escorremos e colocamos na saladeira, logo depois de picados o tomate e a cebola em pedaços pequenos misturamos tomate e a cebola junto com o trigo salsa e cebolinha, suco dos limões e o óleo e temperamos com sal e pimenta.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Depois da coleta dos pesos o próximo passo foi encontrar o fator de cocção que é calculado pela seguinte formula. fator de cocção (fcy)= peso do alimento cozido/peso liquido (peso do alimento cru e limpo) (ARAÚJO ,2007,p.209)

CONCLUSÃO
O grão de cereal, cozinha mais facilmente quando é submetido ao remolho, a agua que penetra pelas porosidades da capa celulósica produz uma hidratação parcial do grão parte da celulose se desidrata pela cocção

Relacionados