RELATORIO DE BOTANICA PRATICA2

709 palavras 3 páginas
Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo

Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Biologia e Fisiologia Celular
Professora: Tatiana da Silva Lopes

ALTERAÇÕES OSMÓTICAS EM CÉLULAS VEGETAIS

Aluna do 3° período
- 207959 Tamires Vettoraci de oliveira

Cachoeiro de Itapemirim – ES
Março/2015

Introdução:
A plasmólise é a retração do volume das células por perda de água. Este fenômeno se da quando a célula e colocada em meio hipertônico, ou seja, quando o meio externo é mais concentrado que o citoplasma e a célula perde água por osmose.
Desplasmólise e o fenômeno inverso da plasmólise, isto é, quando a célula plasmolisada (desidratada) é colocada em um meio hipotônico, retorna ao seu volume original. Ou seja, Se a célula plasmolisada for retirada da solução hipertônica e colocada em solução hipotônica, ocorrera a desplasmolise. Com a célula, assim, voltando ao seu estado normal.
Se a membrana plasmática, cuja integridade física e essencial para a manutenção da permeabilidade, for danificada por agentes químicos ou físicos, os solutos terão livre transito e se distribuirão no meio aquoso por difusão. As células e organelas perderão, portanto, a capacidade de reter solutos contra o gradiente de concentração.
A parede celular das células vegetais, por outro lado, não oferece restrição a passagem de água e solutos.

Objetivo:
Observar os processos de plasmólise e desplasmólise em células de tecido foliar, pela utilização de sacarose e água destilada.

Procedimento:
Com auxilio de uma lâmina de barbear e de uma pinça foi retirado alguns fragmentos da epiderme inferior de uma folha de zebrina. Em seguida colocada em uma lamina com uma gota de água destilada coberta com uma lamínula e levada ao microscópio para observada as células.
Substitua a água, secando com papel de filtro, por uma solução de sacarose, cubra com uma lamínula e observe as células ao microscópio. Observou-se como o protoplasma se desloca da parede celular em consequência de sua

Relacionados