relatorio de biologia celular de cebola e mucosa da boca UFAM

1902 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Curso: Agronomia
Disciplina: Biologia Celular
Professora: Cristina Maki

Relatório de Prática de Biologia Celular

Aluno:

Manaus- Am
2013

INTRODUÇÃO

Apresenta-se aqui, o relatório da aula prática realizada no laboratório de Biologia Celular fica no ICB bloco E na UFAM. Este relatório tem como objetivo principal, analisar e comentar os resultados obtidos a partir das reações observadas.
O microscópio óptico tem a função fundamental de fazer com que minúsculos objetos possam ser vistos através de suas lentes. Sem ele, seria impossível ver a olho nu determinadas estruturas. De modo geral, eles são utilizados em laboratórios de várias naturezas, inclusive para observar estruturas diferenciadas.
Existem duas partes que compõem a estrutura do microscópio óptico: a mecânica e a óptica.
A observação de células da mucosa bucal em microscópio óptico é uma pratica simples, mas que permite conhecer com maior clareza a organização celular básica: membrana, citoplasma e núcleo. O objetivo do experimento realizado foi permitir aos alunos a observação de células da mucosa bucal. A célula é a base para a sobrevivência dos seres vivos. É nas células que ocorrem a maior parte das reações vitais para o ser humano.
O transporte de substâncias através da membrana plasmática ocorre, basicamente, de três formas: transporte passivo, transporte ativo e endocitose. O neurônio, a célula comum a todo e qualquer sistema nervoso existente no reino Animalia, assemelha-se, em sua função, a um fio condutor de eletricidade.
A ciclose é o movimento do citoplasma dentro de celulas vivas vegetais, levando os cloroplastos para a parte mais exterior do citoplasma para facilitar a captação da luz e calor vindos do meio externo.
Os cílios são estruturalmente idênticos aos flagelos e, por essa razão, estes termos são muitas vezes usados para as mesmas estruturas. No entanto, geralmente

Relacionados

  • V34suplemento
    343142 palavras | 1373 páginas