relatorio de aula pratica de fisico quimica

Páginas: 5 (1208 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
1. INTRODUÇÃO

A termoquímica é a parte da química que estuda as reações sob o ponto de vista energético. A partir deste aspecto, há dois tipos de reações químicas: as endotérmicas e as exotérmicas. As reações endotérmicas são aquelas que ocorrem com absorção de energia. Já as reações exotérmicas são as que liberam energia. Tanto na absorção quanto na liberação de energia, o meio reacional,local onde ocorre a reação, se encarrega doar ou receber a energia. As reações químicas que absorvem ou liberam energia, isto é, as reações endotérmicas ou exotérmicas, ocorrem na natureza geralmente à pressão constante. Para esta energia liberada ou absorvida à pressão constante dá se o nome de entalpia. Na prática, mede-se a variação da entalpia das reações químicas. Esta variação é dada peladiferença da entalpia dos produtos pela entalpia dos reagentes. É por isto que nas equações termoquímicas é colocada a letra grega maiúscula delta, ao lado da letra maiúscula “H”. O delta representa a variação e a letra “H” representa a entalpia. Na entalpia têm-se um valor que representa a magnitude da variação gerada pela reação, que pode ser negativo ou positivo. Em reações endotérmicas, aentalpia dos reagentes é menor que a entalpia dos produtos. Logo, a variação de entalpia terá um valor positivo. Já para as reações exotérmicas, a entalpia dos reagentes é maior que a entalpia dos produtos, resultando, portanto, em um valor de variação de entalpia negativo. Reações químicas que absorvem ou liberam energia, na forma de calor, são de interesse dos químicos. Por isto, a variação de entalpiaé frequentemente informada em unidades que quantificam o calor, como a joule e a caloria, sendo que uma caloria equivale a 4,184 joules. (CHEMELLO, 2013).





2. OBJETIVO

Estudo das reações termoquímicas e reconhecimento das variações de entalpia, através de reações endotérmicas e exotérmicas.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 VIDRARIAS
* 2 Béqueres de 100mL;
* 6 Tubos de ensaio e 1suporte para tubos;
* 3 Pipetas graduadas;
* 1 Termômetro;
* 1 Bastão de vidro.

3.1.2 EQUIPAMENTOS
* 3 Espátulas de porcelana;
* 1 Pinça de madeira;
* 1 Escova para tubos;
* 1 Caixa de Fósforos;
* 1 Bico de Bulsen;
* 1 Frasco lavador com água deionizada;
* 1 Balança analítica.

3.1.3 REAGENTES
* Sulfato de cobre penta-hidratado – CuSO4 .5 H2O;
* Nitrato de amônio – sólidoNH4NO3/NH4Cl;
* Solução de HCl, 1 mol;
* Solução de NaOH, 1 mol;
* Hidróxido de Sódio, em pastilhas.
4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Experimento 1
Colocou-se em um tubo de ensaio, uma pitada de sulfato de cobre penta-hidratado (CuSO4.5 H2O ) e a temperatura inicial foi verificada (16ºC). O tubo pôde então aquecido até mudança completa de coloração, onde observou-se o processo de desidratação do sal(coloração acinzentada), com temperatura de 95ºC . Após o resfriamento acrescentou-se duas gotas de água no tubo de ensaio e a temperatura final também foi anotada (22ºC) enquanto era constatada a re-hidratação do sal. Este apresentou-se novamente em tom azulado.
Equação de reação de desidratação do sal:
CuSO4•5H2O + Δ (calor) → CuSO4 + 5H2O

Experimento 2
2mL de água deionizada foramcolocados em um tubo de ensaio e a temperatura inicial de 17ºC foi anotada para cálculos posteriores. Uma pastilha de NaOH foi adicionada e agitou-se até a dissolução completa. A temperatura final observada ficou em 57ºC.
Equação da reação:
NaOH (s) → Na+ (aq) + OH- (aq)
Experimento 3
Em um tubo de ensaio, colocou-se 2mL de água deionizada que constatou-se temperatura de 17ºC. Em seguida com oauxílio da espátula de porcelana, uma pitada de nitrato de amônio foi adicionada a este e agitou-se. A temperatura do sistema foi também verificada (13ºC) e anotou-se a variação.
Equação da reação:
NH4NO3 + H2O → NH4+(aq) + NO3-(aq)

Experimento 4
Com a pipeta, 2mL de solução de HCl foram colocados em um tubo de ensaio e com o termômetro pôde-se observar a temperatura inicial de 18ºC....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DO LEITE
  • Relatório de aula prática – propriedades físico químicas dos fármacos
  • Relatório de aula prática- físico-química i
  • Relatório aula pratica Quimica
  • Relatório de aula prática de química
  • Relatório de química, Aula pratica
  • Relatório de aula prática de química
  • Relatório Aula Prática Química

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!