Relatorio da manserv ga-1013

Páginas: 6 (1280 palavras) Publicado: 24 de junho de 2012
PROGRAMA DE INOVAÇÃO BRASKEM
Ficha de Inscrição do Projeto

Aumento da Vida Útil do Mancal da Engrenagem externa com Mudança de Material

1

PROGRAMA DE INOVAÇÃO BRASKEM Aumento da Vida Útil do Mancal da Engrenagem externa com Mudança de Material 1. Identificação da Empresa Manserv Montagem e Manutenção SA CNPJ Alexandre J. C. Athayde – 71- 8772-8200 alexandre.athayde@manserv.com.brGestor do Contrato (Braskem) Jose Sacramento 2. Título do projeto

Vs. 01

Pag. 2/8

Aumento da Vida Útil do Mancal da Engrenagem externa com Mudança de Material 3. Descrição Sumária Contém na mudança do material do embuchamento da engrenagem externa, a qual tem o objetivo de aumentar a resistência mecânica ao atrito e espera-se ter um aumento de MTBF e confiabilidade para a operação contínua.4. Detalhamento a. Situação Atual (estágio de evolução em que o tema se encontra antes das melhorias sugeridas) Situação anterior: o RAP (resíduos de pirólise: água, fuligem, areia etc.) das olefiinas 1 e 2 era queimado nas caldeiras e sua distância de bombeamento ficava de aproximadamente de 350 metros esta situação a viscosidade, pureza e temperatura não era muito importante; Situação atual: oRAP (resíduos de pirólise) é matéria prima da empresa COLUMBIAN (fabricante de negro de fumo) grande e único consumidor, contudo esta bomba passou a ser bomba de carga. O fabricante nesta situação por acerto contratual só aceita viscosidade, temperatura e pureza dentro dos parâmetros laboratoriais, por exemplo: (temperatura 90ºC; densidade 1,0777d/cm3; viscosidade cinemática ideal ≤ 22,7 mm2/s).A distância passou agora de aproximadamente de 8 km.

2

PROGRAMA DE INOVAÇÃO BRASKEM Aumento da Vida Útil do Mancal da Engrenagem externa com Mudança de Material

Vs. 01

Pag. 3/8

b. Idéias e Ações Propostas (Destacar os tópicos que irão fazer diferença entre a situação atual e a futura) O mancal da engrenagem externa desta bomba estava montado com bucha de carvão grafite, com todoprocedimento conforme o fabricante orientava (aquecendo a engrenagem de aproximadamente 250ºC). Esta mudança de material é devido a repetidas quebras do carvão, a qual estava baixando muito o MTBF e sem confiabilidade para operação. Com a troca do material estamos aumentando a resistência mecânica e mudando as características tribológica de lubrificação.

c. Detalhamento da Metodologia(Descrever objetivamente a metodologia, etapas de execução, turnos de trabalho empregados, equipamentos envolvidos, etc.) Correções dos desvios de concentricidade e perpendicularidade encontrados: Inicialmente feito leitura de concentricidade no eixo do rotor e na extremidade, encontrou-se medida de 0,013 mm. Neste componente usinamos deixando 0,00 mm nesta posição.

3

PROGRAMA DE INOVAÇÃO BRASKEMAumento da Vida Útil do Mancal da Engrenagem externa com Mudança de Material

Vs. 01

Pag. 4/8

Nesta face foi encontrada uma medida de 1,00mm. A correção foi executada deixado o perpendicularismo de 0,00mm com linha central do eixo. Observamos que após a usinagem diametral, apareceram marcas simétricas inclinadas na superfície.

Efetuada leitura nesta posição da carcaça e encontrou-se umaovalização de 1,00mm. Não usinamos por esta usinagem poderá comprometer o rendimento da bomba, pois a mesma apresentará uma folga diametral excessiva.

Efetuada leitura na caixa de mancal da engrenagem interna e corrigida o perpendicularismo de (0,13 mm) na face de assentamento com a carcaça.

4

PROGRAMA DE INOVAÇÃO BRASKEM Aumento da Vida Útil do Mancal da Engrenagem externa com Mudançade Material

Vs. 01

Pag. 5/8

Efetuada leitura na face de assentamento da caixa de mancal e corrigido a perpendicularidade de 0,22 mm. Esta correção é importante por ser a caixa de mancal responsável pelo alinhamento do conjunto rotativo dentro em toda carcaça.

Fora colocado como melhoria primordial a colocação dos pinos guias centralizadores da caixa de mancal, a qual deixou a bomba...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de Física
  • Relatório
  • Relatorio de Estagio eM petroleo e gas
  • RELATÓRIO GÁS DE COZINHA
  • Relatório- massa molar de um gás
  • Relatorio de obtenção do gás oxigenio
  • Relatório gas natural
  • relatório técnico de petróleo e gás

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!