Relatorio clinico

Páginas: 10 (2456 palavras) Publicado: 31 de maio de 2013
APRESENTAÇÃO



O presente relatório foi desenvolvido por exigências da Instituição e da disciplina de estagio supervisionado em Psicopedagogia Clinica, do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia, e tem como objetivo configurar a prática do estágio Psicopedagogia Clinica.

No estágio tivemos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos não somentedurante a disciplina teórica, tal teoria nos possibilita conduzir o estágio Clinico com um olhar investigativo, porem demonstrando seriedade e respeito nas angustias dos pacientes.

A Psicopedagogia procura compreender de forma global e integrada os processos cognitivos, emocionais, sociais, culturais, orgânicos e pedagógicos que interferem na aprendizagem, a fim de possibilitar situaçõesque resgatem o prazer de aprender em sua totalidade.

A Psicopedagogia iniciou no estado de Mato Grosso do Sul em 1994 com a oferta do primeiro curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Católica Dom Bosco. Em 2003 surgiu a oferta do curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional no interior do Mato Grossodo Sul. A Psicopedagogia não é sinônimo de Psicologia escolar ou Psicologia Educacional.

O objetivo da Psicopedagogia e o resgate do desejo de aprender, estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentesetapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características, evitando, assim, cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. A Psicopedagogia deve identificar analisar, planejar, intervir por meio de etapas de diagnóstico e tratamento. O Psicopedagogo é o profissional preparado para atender crianças, adolescentes ou adultos com problemas de aprendizagem,atuando na sua prevenção, diagnostico e tratamento clinico.

Na clinica, o psicopedagogo, por meio do diagnóstico, irá identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Para isto, terá que usar instrumentos, tais como: provas operatórias (Piaget), provas projetivas (desenhos), EOCA – Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem, Entrevista anamnese.

De acordo com Visca (1987)apud Acampora (2012), a EOCA tem uma determinada sequência proposta pelo autor, mas não é uma fórmula rígida, pois pode variar segundo as circunstâncias. É um instrumento simples, mais rico em seus resultados.

Já as provas operatórias de Piaget, Acompora (op. cit. pág. 77) denomina como Diagnostico Operatório, enfatizando sua importância para que se descubra se a criança passou peloprocesso de assimilação e acomodação de acordo com seu nível de desenvolvimento. No entanto é a oportunidade que a criança teve de investigar e para modificar-se, com as implicações posteriores dessas atividades no jogo da imitação, o que leva à constituição de símbolos e imagens.





































CAPÍTULO I

O CASO CLÍNICO



1.Identificação da criança



V.L é uma menina de 08 anos de idade, estuda atualmente em uma Escola .Estadual, situada no bairro .Anache. A criança reside no mesmo bairro onde está situada sua escola, juntamente com sua mãe T.C de 32 anos e sua irmã de 13 anos, logo V.L ocupa posição de caçula na sua família.

Iniciou a vida escolar a partir da Educação Infantil, sem maioresproblemas de adaptação, foi para escola aos 07 anos, estando situada dentro do Hospital onde a sua mãe trabalha em período integral. Aparentemente a mãe se mostra preocupada com a educação da criança.



2.2 Síntese dos dados obtidos na anamnese



A anamnese é o ponto principal do diagnóstico psicopedagógico, é o primeiro momento em que conhecemos informações sobre o individuo. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatório clinico
  • Relatorio clinico
  • Relatório clínico
  • RELATORIO CLINICO
  • Relatório de estágio psicopedagógico clínico
  • Relatorio
  • Relatorio Ensino CLinico em Pediatria
  • Relatorio clinico psicopedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!