RELATORIO CLAUDI MUNHOZ

989 palavras 4 páginas
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
Campus Marte

RELÁTORIO

A ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES

Náthalie C. Sacutti, RA:5806141643
Prof: Claudia Munhoz

SÃO PAULO
2015
A PRIMEIRA ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES

O Congresso da Primeira Internacional

Essa foi, historicamente a primeira organização feita por operáriso de caráter internacional. Surgiu em 1862, durante uma Exposição Internacional de Londres, ocasião essa, em que operários franceses, alemães e ingleses estabeleciam as primeiras conversas em relação a organizar o sistema de trabalho.
No ano de 1863, aconteceu outro encontro, novamente em Londres, que reuniu alguns operários ingleses e franceses, convocando-se, por iniciativa de trabalhadores franceses, um Encontro de Trabalhadores para o ano seguinte.
Esse Encontro acontece em 28 de setembro de 1864 em Saint Martin's Hall, Londres, data que marca, oficialmente, a fundação da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), que passou a ser mundialmente conhecida como PRIMEIRA INTERNACIONAL.
Participaram dessa reunião delegada de organizações operárias inglesas, francesas, italianas, alemãs, suíças e polonesas, na qual se constituiu um Comitê Provisório formado por 27 trabalhadores ingleses, nove franceses, nove alemães, seis italianos, dois suíços e dois poloneses, alem de emigrantes socialistas alemães e poloneses.
Karl Marx não fizera parte do grupo que fundara a AIT. Chegou até ela na qualidade de convidado, mas, durante a Assembleia, foi indicado para elaboração dos Estatutos e Declaração de Princípios, contando com a colaboração de Engels, além de ter escrito uma Mensagem Inaugural na data de sua fundação.

Karl Marx & Friedrich Engels

A partir de sua criação, a AIT faria realizar, durante sua história, cinco Congressos, que ocorreram em Genebra (1866), Lausanne (1867), Bruxelas (1868), Basiléia (1869) e Haia (1872).
No Congresso de Genebra de 1866, foi defendida a limitação de jornada de trabalho em 8 horas,

Relacionados