relatorio ckt serie paral

731 palavras 3 páginas
Laboratório de Circuitos Elétricos I

“Circuito série-paralelo”

Lucas Almeida da Silva-1315080305
Thaynara Matos Monsalve-1315090274

15/09/2014

SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 3
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

INTRODUÇÃO
Os resistores são elementos utilizados em circuitos elétricos que tem a finalidade de converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, são usados como aquecedores ou como dissipadores de eletricidade.
Alguns exemplos de resistores utilizados no nosso cotidiano são: o filamento de uma lâmpada incandescente, o aquecedor de um chuveiro elétrico, os filamentos que são aquecidos em uma estufa, entre outros. Em um circuito é possível organizar conjuntos de resistores interligados, chamada associação de resistores. O comportamento desta associação varia conforme a ligação entre os resistores, sendo seus possíveis tipos: em série, em paralelo e mista.
DESENVOLVIMENTO

Na associação de resistores em série, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compôem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação.No circuito abaixo e possível observar resistores em série:

Figura 1 – Resistores em série
Sua associação será feita da seguinte forma:
Req = R1 + R2 + R3 + R4.
Essa associação resultará no seguinte circuito:

Figura 2 – Resistência equivalente. Em uma associação de resistores em paralelo, a tensão em todos os resistores é igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente (no que nos resistores em série, se somava as tensões (V), agora o que se soma é a intensidade (i) A resistência equivalente de uma associação em paralelo sempre será menor que o resistor de menor resistência da associação. No circuito abaixo é possível observar resistores em paralelo:

Figura 3 – Resistores em paralelo.

Relacionados

  • curso de direito financeiro e tribut rio ricardo lobo torres
    151052 palavras | 605 páginas