RELATORIO CINEMATICA PENDULO BIFILAR

2000 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

ENGENHARIA MECÂNICA E MECATRÔNICA

CINEMÁTICA
Prof. Acácio

RELATORIO CIENTIFICO

PENDULO BIFILAR

INTEGRANTES
Carlos Eduardo Fanti 96887
Juan Ignacio Gonzalez Bedoya 93958
Marcelo Garcia Marques 96894
Ulisses Lima Rosa 96870

Uberlândia, 31 de maio de 2009

Resumo

Este documento apresenta o experimento, cujo objetivo é comprovar analiticamente e experimentalmente a constante adimensional, K, da formula do período de um pendulo bifilar, e também constatar que somente pelo Teorema de Bridgman não é possível prever a equação do período do pendulo.
A fim de conferir as relações existentes entre a prática e a teoria, deve-se, apartir do pendulo, medir o tempo de dez oscilações em torno de um eixo vertical central de uma barra homogênea de certa massa (m) suspensa por dois fios inextensível de mesma medida (L), distanciados de certa medida (d), utilizando um cronometro para isso. Repete-se o procedimento anterior algumas vezes para reduzir erros. Esse experimento foi realizado para varias medidas dos fios e entre os fios, estas obtidas por intermédio de uma trena. É relevante lembrar que algumas hipóteses devem ser feitas, como a medida real dos fios ate o centro de massa da barra, para isso utiliza-se de um paquímetro para medir o diâmetro da barra (c), assim fazendo uma aproximação de que o centro de massa da barra seria na metade da medida do diâmetro desta, toma-se essa medida como correta.

(Figura 1 – Imagem representativa do pendulo bifilar)

A modelagem matemática do problema em discussão foi definida a partir da análise dimensional das unidades e também das regressões lineares dos dados coletados no experimento. Assim obtendo os valores dos expoentes desconhecidos da equação do teorema de Bridgman e um valor para a constante adimensional, K, ressaltando a existência de grandes erros, discutidos ao longo do relatório.
Sumário

1. Introdução

Relacionados