relatorio chama e teste de chama

Páginas: 8 (1772 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
CURSO DE BIOMEDICINA









CHAMA E TESTE DA CHAMA





EDUARDA BITENCOURT MACHADO
FRANCIELLEN GONÇALVES CARNEIRO
MÁRCIA PEREIRA
MARIANE BERNARDO DUARTE










CRICIÚMA/SC, 18 DE SETEMBRO DE 2013.
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS 4
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
Equipamentos utilizados para realização do experimento 6Materiais utilizados para realização do experimento 7
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 0
RESULTADOS OBTIDOS 0
DISCUSSÃO 0
CONCLUSÃO 0
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 0














INTRODUÇÃO

Realizaremos um teste de chama que é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento. Oteste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras geralmente são manuseadas com um fio de platina previamente limpo com ácido clorídrico para retirar resíduos de analíticos anteriores.


























OBJETIVOS

Estudar o funcionamento do bico de Bunsen e identificar a presença de um determinado cátion em umaamostra, através da cor que a chama apresenta em contato com a referida amostra.
Responder algumas questões sobre como ocorre quando é fornecido calor através da chama ao elemento químico; por que se utiliza a zona oxidante da chama para fazer a análise dos cátions; como se identifica o cátion presente na amostra desse tipo de teste; onde se utiliza este tipo de teste; por que é necessário limpar ahaste a cada teste e por fim encontrar relações entre as atividades do farmacêutico e o teste de chama.





















FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem estaenergia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cadaelemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectrovisível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
A temperatura da chama do bico de Bünsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons decertos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama.
O teste de chama é rápido e fácil de ser feito, e não requer nenhum equipamento que não seja encontrado normalmente num laboratório de química. Porém, a quantidade de elementos detectáveis é pequena e existeuma dificuldade em detectar concentrações baixas de alguns elementos, enquanto que outros elementos produzem cores muito fortes que tendem a mascarar sinais mais fracos e apenas fornece informação qualitativa.
O sódio, que é um componente ou contaminante comum em muitos compostos, produz uma cor amarela intensa no teste de chama que tende a dominar sobre as outras cores. Por isso, a cor da chamageralmente é observada através de um vidro de cobalto azul para filtrar o amarelo produzido pelo sódio e permitir a visualização de cores produzidas por outros íons metálicos.

Equipamentos utilizados para realização do experimento

Becker: De uso geral em laboratório, servindo para fazer reações entre soluções, dissolver substancias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATORIO EXPERIMENTAL: CHAMA E TESTE DA CHAMA
  • Relatório teste de chama
  • Relatorio de teste da chama
  • Relatorio teste de chamas
  • Relatorio teste de chama
  • Relatório teste de chama
  • Relatorio Teste De Chama
  • Relatório teste chama

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!