Relatorio caso prático Arcos

Páginas: 13 (3123 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
CASO ARCO

Disciplina: Gestão e Organização Empresarial
Curso: Gestão
1º Ano – 1º Semestre


Professor



Barcarena, 11/11/2011


ÍNDICE

I – INTRODUÇÃO

II – DESENVOLVIMENTO

 PERFIL DOS FUNDADORES
 PRINCIPAL PROBLEMA DA EMPRESA E A ESTRATÉGIA ADOTADA PARA O VENCER

III – RESPOSTA ÀS QUESTÕES

1ª QUESTÃO - Identifique os problemas da ARCO. Quais eram as causas dessesproblemas?

2ª QUESTÃO - Podiam os problemas ter sido evitados? Se sim, como?

3ª QUESTÃO - Os conceitos de estratégia, planeamento estratégico ou outros elementos do planeamento poderiam ter ajudado a gestão da ARCO? Discuta.

4ª QUESTÃO - Acha que a formação e experiência dos gestores da ARCO seriam suficientes ou ajustadas aos crescentes desafios? Comente.

IV – CONCLUSÕESBIBLIOGRAFIA


I - INTRODUÇÃO

A Arco era uma empresa familiar criada por 2 irmãos, na sequência de uma avaria no automóvel de um deles.

Achando ser esta uma necessidade, inventaram uma nova ferramenta – elevador de ar comprimido.

Depois de registada a patente, produziram e comercializaram a ferramenta.

Inicialmente, tiveram uma boa aceitação por parte das empresas mecânicas, uma vez que erauma ferramenta totalmente inovadora no mercado.

Posteriormente, desenvolveram outras ferramentas, mas a base financeira da empresa era o produto inicial, com 75% das vendas.

A Arco foi uma empresa criada com base na intuição dos dois irmãos que, apesar de serem excelentes mecânicos e bastante experientes, não tinham quaisquer conhecimentos nem formação na área de Gestão.

Ao fim de trêsanos do início da atividade atingiram vendas na ordem de um milhão de euros, mas a partir daí começaram as vendas a decair e no último exercicio suportaram um prejuízo de 125 mil euros.

Agora, os gestores perguntam se conseguirão sobreviver e que ações serão indispensáveis para que tal aconteça.


II - DESENVOLVIMENTO

 PERFIL DOS FUNDADORES

A empresa Arco foi fundada por dois irmãos,Jaime e Francisco Sousa, já anteriormente sócios de uma pequena empresa de assistência automóvel em Guimarães, a JFS.

Eram ambos excelentes mecânicos com uma vasta experiência neste ramo de atividade, mas sem qualquer formação na área de engenharia.

Jaime Sousa tinha também experiência na reparação de aparelhos de pequena dimensão e um particular gosto pela investigação e desenvolvimento.Estimulado por este gosto e na sequência de uma desagradável experiência com o seu automóvel conseguiu produzir um protótipo do primeiro elevador à base de ar comprimido, após um ano de pesquisa, desenho, tentativas e falhanços.

Os irmãos tinham uma experiência limitada em gestão geral e nenhuma experiência em Marketing. Jaime foi nomeado gerente, Francisco sub gerente e contrataram BernardoRodrigues para diretor financeiro, no entanto os seus conhecimentos e experiência eram similares aos dos dois irmãos.


 PRINCIPAL PROBLEMA DA EMPRESA E A ESTRATÉGIA ADOTADA PARA O VENCER

Os fundadores da empresa Arco, Jaime e Francisco Sousa, irmãos, eram mecânicos de excelência, com muita experiência no ramo, no entanto não tinham quaisquer conhecimentos de Marketing pelo que não efetuaramnesta matéria, qualquer análise ao mercado.

Os fundadores dispunham de um produto completamente inovador, com um grande potencial, no entanto a falta de conhecimentos na área do Marketing levou a que iniciassem a produção sem que tivessem feito qualquer estudo de mercado, análise dos potenciais concorrentes, espaço concorrencial, caracterização do mercado e clientes.

Os irmãos limitaram-se aenviar alguns protótipos do produto que tinham desenvolvido a vários mecânicos para que estes testassem o produto. Todos os mecânicos ficaram impressionados com o produto e isto bastou aos irmãos para que se sentissem motivados a avançar com a produção e comercialização do mesmo, fundando assim a empresa Arcom e adptando a marca Arco.

Os irmãos Sousa, que para além de não terem conhecimentos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • casos praticos
  • Caso pratico
  • Casos Práticos
  • Caso prático
  • caso prático
  • casos práticos
  • caso prático
  • Caso Pratico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!