RELATORIO CAPRICORNIO

1246 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
SHS-0346 – Operações Unitárias e Processos na Engenharia Ambiental
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA À INDÚSTRIA TÊXTIL CAFI – SP
Professor: Dr.º Marco Antônio Penalva Realli
Aluno: Marina Coutinho Britto – nº USP: 8007179

Introdução
A moderna unidade industrial da Têxtil Cafi ou Capricórnio, localizada em São Carlos, é responsável pela produção de tecido denin para roupas jeans. Como matéria-prima base recebe rocas de fios de algodão de outra indústria para compor rocas maiores cujos fios são traçados conforme densidade de tecelagem e padrão de fiação do produto final desejado.
O tratamento comum de esgoto é composto por processos físicos e biológicos os quais objetivam a remoção de matéria orgânica do efluente a ser tratado, assemelhando-se ao processo de depuração natural do ecossistema aquático.
Neste caso, o efluente químico recebe tratamento específico na Estação de Tratamento de Água (ETA) da própria indústria e, em seguida, é enviado para a ETE de São Carlos. O principal foco do tratamento da indústria é a remoção de cor, odor, turbidez e elevadas concentrações de químicos de tal maneira que não utilizam reatores biológicos de tratamento.
Os processos e operações podem ser realizados pela combinação de diversas tecnologias, conforme a taxa planejada de remoção de poluente, desde que cumpram o objetivo final de evitar contaminação da água por sedimentos e microorganismos patogênicos, além de possíveis proliferações de doenças por tóxicos. As tecnologias empregadas para o tratamento de esgoto sanitário visualizadas na indústria de tecido são o sistema de flotação por ar dissolvido (FAD) e o sistema biológico de lodos ativados.
Descrição do Processo Industrial
Os processos da produção industrial completa, observado na Têxtil Cafi, são divididos em etapas com diversas operações e processos:
1. Urdimento: trata-se da disposição dos fios de urdume, comprados de outra indústria, na forma de rolos de

Relacionados