Relatorio briquetaria

1899 palavras 8 páginas
1- INTRODUÇÃO

O Brasil é considerado um dos países que apresenta uma grande riqueza tanto na fauna quanto na flora, onde está localizado o maior bioma do mundo, o Amazônico, que oferece ao país uma vasta variedade de recursos renováveis. Além da madeira, nas florestas brasileiras existem várias fontes de renda, como a extração de frutos, usos de resíduos madeireiros, artigos decorativos, entre outros, tudo isso ajuda a aumentar a economia local, pois além das vendas dos produtos, existe aumento no número de empregos, que ajuda no sustento de muitas famílias. Uma das alternativas de aproveitamento dos recursos renováveis é a fabricação de briquetes. O briquete é uma fonte concentrada e comprimida de material energético, podendo este ser qualquer biomassa vegetal ou finos de carvão, misturado á algum tipo de adesivo, devido ao poder plástico da lignina que, com pressão e calor, se molda em nova forma. O briquete é uma lenha ecológica (reciclada) resultado do processo de secagem e prensagem de pó dos mais diversos tipos de madeira substituindo com inúmeras vantagens a lenha convencional na sua totalidade, sem a necessidade de qualquer modificação no equipamento, (fornos, caldeiras, etc).

2- OBJETIVO

Objetiva-se com este trabalho, conhecer melhor como é feito o planejamento para a instalação de uma briquetadeira, sendo necessário conhecer todos seus gastos, desde a instalação, incluindo custos com funcionários, documentação, entre outros, e assim saber em quanto tempo a empresa pagará todo seu investimento, e começará ter seu retorno.

3- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O briquete começou a ser produzido e utilizado no Brasil em meados da década de 80, quando encontrou espaço no mercado energético ao substituir as demais fontes de energia, principalmente em

Relacionados