RELATORIO ANALITICO

Páginas: 8 (1960 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013


RELATÓRIO ANALÍTICO DAS ENTREVISTAS COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL



ALUNO: Náilo Lócio da Silva Júnior.
CURSO: Pedagogia.
PERÍODO: III
MATÉRIA: Organização da Educação Nacional.


- Novembro/2013 -


A partir da práxis, pesquisas e experiências relacionadas à educação inclusiva, foi possível organizar princípios da educação para todos e apresentar questões presentes naprática docente. A educação como um direito significa educar todas as pessoas em um mesmo contexto escolar. A educação inclusiva requer a práxis direcionada à sua sustentabilidade. É mediante situações de convivência e de reconhecimento da diversidade que se pode contribuir para a ampliação da visão de mundo e o desenvolvimento de oportunidades para cada educando. Nesse contexto, há necessidadesespeciais que exigem da escola atitudes educativas específicas. As redes de apoio são uma alternativa para essas ações e oferecem condições que garantam o processo de ensino e aprendizagem por meio da práxis inclusiva.
O aluno frequentava um deles, que excluía o outro. O esforço pela inclusão social e escolar de pessoas com necessidades especiais é a resposta a uma situação que perpetuava asegregação dessas pessoas e cerceava o seu pleno desenvolvimento.
Se com a proposta inclusiva. Um único tipo de escola foi adotado: a escola regular, que acolhe todos os alunos, apresenta meios e recursos adequados e oferece apoio àqueles que encontram barreiras para a aprendizagem.
A educação inclusiva compreende a educação especial dentro da escola regular e transforma a escola num espaço paratodos. A educação inclusiva favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
Há, entretanto, necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem. Essas necessidades exigem uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos.
A educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. O respeito pelos direitos e liberdades humanos primeiro passa para a construção da cidadania, deve ser incentivado.
Educação inclusiva significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção pela educaçãoinclusiva não significa negação das dificuldades. As diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças.
Preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidadeseducacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando.
No Brasil, a regulamentação mais recente que norteia a organização do sistema educacional é o Plano Nacional de Educação 2011 a 2020 (PNE 2011
- 2020). Esse documento, entre outras metas e propostas inclusivas, estabelece a nova função da educação especial como modalidade de ensino que perpassa todos ossegmentos da escolarização (da educação infantil ao ensino superior); realiza o atendimento educacional especializado (AEE); disponibiliza os serviços e recursos próprios do AEE e orienta os alunos e seus
professores quanto à sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.
O PNE considera público alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva educandos com deficiência (intelectual,física, auditiva, visual e múltipla), transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades. Se o aluno apresentar necessidade específica, decorrente de suas características ou condições, poderá requerer, além dos princípios comuns da educação na diversidade, recursos diferenciados identificados como necessidades educacionais especiais (NEE). O estudante poderá beneficiar-se dos apoios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio analitico
  • Relatorio Analitico
  • Relatorio analítico
  • relatorio analitico fundamentos da economia
  • Relatório descritivo-analítico da regência em
  • Relatório Situacional Analítico
  • Relatorio Analitico do Modulo II
  • relatorio analitico balanco patrimonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!