Relatorio analítico

Páginas: 12 (2877 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
RELATÓRIO ANALÍTICO-DESCRITIVO BIMESTRAL
UNIVERSIDADE VILA VELHA
CURSO DE PSICOLOGIA


Relatório Analítico-Descritivo Bimestral Individual |
Aluno: Maria de Fátima Garcia Lima | Data: 26/09/2011 |
Componentes do subgrupo: Juraci Pilon de Ângelo e Luana Camata Campi |
Local de estágio: Sala de Orientação de Psicopedagogica da Clínica de Psicologia da UVV |
Nome do preceptor nainstituição: Eliane Varanda Dadalto |
Parecer do professor: |

1. Introdução
O presente relatório analítico baseia-se nas atividades de campo, realizadas por três estagiárias do Curso de Psicologia da Universidade Vila Velho (UVV), na Clínica de Psicologia, tendo como tema central a formação de grupos de educação e saúde.
Foi um trabalho rico enquanto pesquisa, pois nos proporcionouoportunidade de examinar diversos referenciais teóricos que nos levou a melhor conhecer nosso papel de estagiárias na psicologia. Naquele momento grupal é importante estar presente e disponível para escutar, com empatia, e com a atenção flutuante. De acordo com Freud (1856;1939, citado por Dalgalarrondo, 2008), atenção flutuante é um estado artificial de atenção, que deve ser cultivado pela necessidadetécnica do processo psicanalítico. O terapeuta deve deixar a atenção livre suspendendo ao máximo os próprios desejos, motivações e planos pessoais.
Estar em contato com o contexto das mães que acompanham seus filhos, tão diferente da nossa própria realidade, oportunizou aplicar teorias que temos aprendido em sala de aula, como exemplo, de acordo com Soares (2005), na experiência de ouvir e ser ouvido,de compartilhar uma experiência, a pessoa encontra um suporte diferente, que repercute de modo positivo ao entrar em contato com histórias semelhantes as das demais pessoas. Assim uma intervenção feita pelo grupo acaba tendo maior influência do que quando feita pelo psicólogo.
Tivemos oportunidade de perceber esse fato quando uma pessoa reclamava que não podia ir à igreja, por exemplo, e a outraargumentava que ela podia deixar as crianças com a sogra ou com a mãe e ir. Quando uma relatava haver encontrado uma solução para seu problema particular, e a outra dizia que também podia agir daquela forma para resolver o seu.
Na verdade, está sendo um trabalho prazeroso e desafiador ao mesmo tempo. Por um lado o sentimento é de força e coragem, pela grande vontade de nos tornar profissionaisconscientes de nossos deveres. Entretanto, por outro lado nos envolve em insegurança, por ainda estarmos estudando e não determos todo o conhecimento que talvez só a experiência venha a ofertar.
Em um primeiro momento trabalhamos a integração e a coesão depois a comunicação grupal e, de acordo com Dorin (1973), comunicação exige transmissor, receptor, mensagem e canal. É importante observar oque se comunica, pois ao se comunicar o transmissor oferece ao receptor a oportunidade de conhecer sua personalidade.
Ao iniciar o trabalho com o bloco sentimentos, percebemos a necessidade de conhecer um pouco mais sobre resistência, que de acordo com Ribeiro (2007), é tudo que se opõe no paciente, ao acesso a seu inconsciente por palavras ou atos. Podem-se focalizar dois processos básicos:Resistência do grupo e resistência no grupo. Resistência do grupo ocorre mais a nível pré-consciente ou consciente podendo incluir oposição ao tratamento particular de cada componente. Resistência no grupo pode apresentar de várias maneiras: oposição ao coordenador, ao horário, à técnica, etc. É uma resistência que diz respeito à rede comunicação.
Existe ainda a resistência em grupo, que já é maisprofunda, pois envolve oposição a descobertas talvez desagradáveis, que uma vez descobertas exigem que abandonem a cômoda posição em que se encontram para fazer novas opções (Ribeiro 2007).
Para compreender melhor determinado momento grupal que vivenciávamos recorremos a Castilho (1998), que nos esclarece a função do silêncio como uma das fontes mais ricas sobre a comunicação não verbal, e que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATORIO ANALITICO
  • Relatorio analitico
  • Relatorio Analitico
  • relatorio analitico fundamentos da economia
  • Relatório descritivo-analítico da regência em
  • Relatório Situacional Analítico
  • Relatorio Analitico do Modulo II
  • relatorio analitico balanco patrimonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!