Relatorio - Amilase Salivar
Durante a digestão o alimento é mastigado na boca, ele fica reduzido a pequenos fragmentos que se misturam com a saliva produzida pelos três pares de glândulas salivares (parótidas, submandibulares e sublinguais).
A saliva é um líquido neutro ou ligeiramente alcalino, que contém água, muco e enzimas (amilase salivar ou ptialina). As glândulas submandibulares e sublinguais segregam uma saliva mais grossa que contém a enzima mucina. A outra enzima da saliva é a ptialina, que digere parcialmente os amidos (carbohidratos) e converte-os em maltose (um tipo de açúcar). É na boca, com a ptialina da saliva, que começa a digestão química dos polissacarídeos ingeridos.
A água umedece o alimento, o muco lubrifica-o e a amilase catalisa a hidrólise do amido (polissacarídeo) que o transforma em moléculas de açúcares mais simples (oligossacarídeos e monossacarídeos). Nosso estômago produz a ptialina em grande quantidade. O exemplo do amido das batatas que comemos é decomposto transformando-se em substâncias orgânicas mais simples.
A saliva também dissolve algumas moléculas que são captadas pelos receptores de sabor nas papilas gustativas da língua permitindo o reconhecimento dos sabores).
Objectivos
- Observar a acção da ptialina (enzima) sobre o amido encontrado em nossa alimentação. Metódo químico usado na experiência
Teste de Lugol: é um indicador para testar a presença de amido Materiais e reagentes
- Copinhos de plástico para café ( 50 ml)
- Água
- Saliva
- Solucão de iódo
- Água de batata ( cozinhe a batata e escora a água em um