Relatorio 3 Tronco Encef Lico E Tronco Cerebral P Blico

1893 palavras 8 páginas
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 3

TEMA: Meninges e Tronco Encefálico.

INTRODUÇÃO
Segundo Lent (2008), o Sistema Nervoso Central (SNC) divide-se em Encéfalo e Medula Espinhal. O Encéfalo se divide em Cérebro, Cerebelo e Tronco Encefálico.
Kolb e Wishaw (2002) afirmam que quando examinamos um cérebro em um crânio aberto, podemos observar que esse mesmo cérebro é envolvido por três membranas superpostas (dura-máter, aracnoide e pia-máter), que lhe servem de mecanismo de proteção: as meninges.
Se observarmos a base do cérebro encontraremos, segundo Kolb e Wishaw (2002), uma estrutura branca no meio com pequenos tubos conectados. Essa estrutura do meio é o Tronco Encefálico e os pequenos tubos, que entram na cabeça e saem dela são os Nervos Cranianos. O Tronco Encefálico une o encéfalo à medula espinhal. Os referidos nervos pertencem a um grupo nervoso que regula as funções sensoriais e motoras da cabeça; controla sensações de visão, olfato, audição, paladar e tato na face e na cabeça.
Dessa forma estudar as meninges e o tronco encefálico torna-se importante para entendermos mais sobre o funcionamento do SNC, principal fundamento biológico do comportamento humano.

OBJETIVOS
Identificar e discutir o papel das meninges: dura-máter, aracnoide, pia-máter (foice do cérebro, tenda do cerebelo);
Discutir as funções do tronco encefálico: núcleos dos nervos cranianos (10 pares);
Identificar as principais estruturas e subdivisões do tronco encefálico, bem como suas funções (teto, tegmento e base; formação reticular):
Mesencéfalo: corpo pineal, colículos,
Ponte: sulcos;
Bulbo: pirâmides, olivas, tubérculos, fascículos;
Localizar e discutir o papel dos centros límbicos do tronco cerebral: dopaminérgico (tegmento ventral do mesencéfalo), noradrenérgico (locus ceruleus) e serotoninérgico (núcleo dorsal da rafe).

METODOLOGIA
Na terceira aula prática de Neurociências do Comportamento, houve aula expositiva e dialogada sobre: Meninges e Tronco Encefálico. Foi utilizado como

Relacionados