Relatorio 2 Nanocomp Sitos

1719 palavras 7 páginas
Estudo Térmico, Caracterização e Análise de Nanocompósito PET/Argila

Erick Thiago Costa de Andrade¹; Thaís Fernandes das Chagas¹; Prof.ª Dr.ª Itamara Leite¹

1Departamento de Engenharia de Materiais – Universidade Federal da Paraíba, Cidade Universitária, Castelo Branco, s/n, CEP 58051-900, João Pessoa – Paraíba

Resumo: O estudo desenvolvido em torno do nanocompósito PET/Argila neste trabalho visa sua classificação de acordo com o tipo de nanocompósito que foi gerado, caracterizando o mesmo via difração de raios X e a análise do comportamento térmico foi feita pela termogravimetria. Observa-se as distâncias entre os planos basais das amostras da argila montmorilonita (MMT) e outra de montmorilonita modificada (MMTOC), para determinar o efeito da adição de um sal organofílico na (MMT) para modificá-la, sabendo-se que a (MMTOC) será utilizada como reforço no nanocompósito. Foi observado que o nanocompósito é intercalado e sua decomposição aconteceu de forma prévia ao PET puro.

Palavras-chave: Nanocompósito, Análise Térmica e Difratometria de Raios X.

1. Introdução

O advento dos compósitos uma classe de materiais distinta deu-se na metade do século XX, com fabricação de compósitos multifásicos deliberadamente projetados.
O reconhecimento desse novo conceito de combinar materiais diferentes durante a fabricação levou a identificação dos compósitos como uma nova classe de materiais distintas dos metais, cerâmicas e polímeros conhecidos. Agora temos consciência que tal conceito de compósitos multifásicos fornece oportunidades excitantes para o projeto de uma variedade extremamente grande de materiais com combinações de propriedades que não pode ser entendida por nenhum dos materiais monolíticos convencionais [1]. Nos últimos tempos, os nanocompósitos vêm sendo apontados como a nova saída para o desenvolvimento de novas tecnologias, visto que a inovação de suas propriedades atinge um vasto campo de utilização [2].
A fusão de um

Relacionados