relatorio 11 qo

Páginas: 9 (2249 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015
determinação do índice de refração e da rotação otíca de compostos orgânicos
TAOANA BATISTA; THIAGO QUINTINO; VINÍCIUS SILVA



Resumo
Este trabalho é baseado na aula de LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA do Professor Doutor Carlos Alberto de Oliveira que envolve assuntos como compostos orgânicos, ligações iônicas e covalentes, moléculas polares e apolares, temperaturas, entre outros, atravésdesses assuntos que desenvolvemos na quarta aula do curso de química orgânica experimental do primeiro semestre de 2015. Elaboramos um trabalho totalmente voltado ao experimento e principalmente um trabalho que mexe com a curiosidade das pessoas em descobrir e entender como é feito cada operação para o processo de determinação do índice de refração e rotação de compostos orgânicos. Como e porqueacontecem ? qual a utilidade e objetivos disso ?. São algumas das questões que iremos responder e entender do funcionamento dessas substâncias. Apresentamos nosso trabalho que se baseia no experimento feito em laboratório, iremos ver quais e como são os métodos ultilizados, o cuidado que temos ter para manuseiar os equipamentos e utensílios da bancada de laboratório que são assuntos importantíssimospara o entendimento e compreensão do conteúdo.
Sabemos que hoje é de suma importância entender essa problemática em engenharias como: engenharia elétrica, eletrônica, mecânica e química. Mas o grande questionamento seria por que estudar índices de refração de compostos orgânicos? O que isso pode nos ajudar? São perguntas que tentaremos responder nesse trabalho.

Palavras-chave:Engenharia,Índice de refração e Rotação.

1. introdução
O índice de refração também é considerado um parâmetro bastante útil na identificação do meio e na determinação da pureza do mesmo. Corresponde à razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no meio em questão( substância ou composto ). É um parâmetro muito sensível ao estado físico da amostra, à temperatura e à pressão. Ao passar de um meiopara outro a luz sofre um desvio e esse desvio pode ser calculado por meio de refratômetros. O refratômetro é um instrumento de medição utilizado para obter o índice de refração, que é a medição do ângulo ou grau que determinada luz forma quando penetra um líquido. Há no mercado diversos tipos de refratômetros.
 
2WAJ ABBE REFRATÔMETRO

A figura acima é a imagem de um refratômetro idêntico com oaparelho usado em aula. Calcula – se esse índice através da seguinte relação:

Onde:
RE = índice de refração do meio 2 para o meio 1.
i = Ângulo formado pelo raio incidente e a normal.
r = Ângulo formado pelo raio refratado e a normal.
V1 = Velocidade da luz no primeiro meio.
V2 = Velocidade da luz no segundo meio.
A refração é o fenômeno no qual a luz muda sua direção de propagação ao mudar de ummeio para outro, como por exemplo, água e ar, ar e vidro, etc. O índice de refração (RE) é uma propriedade de um determinado meio, um exemplo seria o índice de refração da luz no vácuo é considerado arbitrariamente como sendo igual a um, que é praticamente aquele obtido para o ar: 1,00029 (temperatura de 15o C e 1 atm de pressão). De fato, tratamos o índice de refração de um mineral de formarelativa, comparando-o com o do vácuo (ou ar), ou seja, quantas vezes o seu índice de refração é maior do que aquele do vácuo, e, portanto, uma grandeza adimensional. O índice de refração depende da natureza química da substância, do comprimento de onda da luz usada em sua medida e da temperatura. Se o segundo meio é uma solução, o índice de refração depende também da concentração da mesma. AssimREar = 1; REvidro = 1,52; REágua = 1,33, e que influência diretamente a intensidade e a direção do raio de luz refratado. Quando o índice de refração do meio do qual a luz provém é menor do que o do meio em que ela vai penetrar, os raios tendem a se aproximar da reta normal à superfície que separa os meios. Exemplo disso é o caso o feixe, ao penetrar na água, se aproxima da normal porque o índice...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de qo (acetato de butila)
  • Relatorio 11
  • Relatorio 11
  • relatorio 11
  • Relatorio 11
  • Relatorio 11
  • RELATORIO 11 03
  • relatório 11 de setembro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!