Relatorio 1

Páginas: 10 (2487 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015
CEFET – CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
Lucas
Rafael Pontes
Roberta Freitas







RELATÓRIO 1: Medidas de Segurança e Equipamentos Utilizados em Laboratórios de Química









Rio de Janeiro, 04 de setembro de 2015.

SUMÁRIO
1. Introdução
2. EPI’s Utilizados em Laboratórios de Química
3. EPC’s Utilizados em Laboratórios de Química
4. Equipamentos e VidrariasUtilizados em Laboratórios de Química
4.1. Vidrarias
4.2. Outros Instumentos
5. Conclusão
6. Referências

















1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse relatório é apresentar as medidas de seguranças, EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva,) que devem ser empregadas quando utilizamos um laboratório de química.
Descrevemos também, as principaisvidrarias e equipamentos utilizados nesses laboratórios.
Esse relatório contém informações obtidas nas aulas de química e através de pesquisas.

























2. EPI’s UTILIZADOS EM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA
Os equipamentos de proteção são utilizados para garantir a segurança dos usuários dentro dos laboratórios de química, reduzindo os ricos que ele oferece.
Para manipular produtos químicosé necessário conhecer bem as medidas e equipamentos de segurança necessários para a prática a ser realizada, isso exige muito preparo e antenção aos riscos da atividade.
Mostraremos agora os Equipamentos de Proteção Individual, mais conhecidos como EPI’s, que são essenciais para garantir a proteção do indivíduo que tem contato com laboratórios de química, sejam eles alunos, professores,pesquisadores, visitantes, ou até mesmo pessoas responssáveis pela higienização do local.
A escolha dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) deve ser feita não só de acordo com o tipo de material que vamos manipular, mas também tendo em mente as substâncias que podem ter sido manuseadas anteriormente ou estar armazenadas no laboratório.
Os principais EPI’s utilizados em laboratórios de Químicasão:
- LUVAS DE COURO: Feita de material natural, com tratamento especial, adquire alta resistência mecânica, permite bom tato e é absorvente. Ideal para operações de montagem, manutenções e manuseio de equipamentos pesados.
- LUVAS DE BORRACHA NATURAL (LATÉX): Feita de material de boa elasticidade que rapidamente retorna à condição inicial, boa resistência a sais, álcalis, ácidos e cetonas
- LUVAS DEBORRACHA NITRÍLICA: Feita de material sintético de alta resistência à abrasão eboa resistência a agentes químicos. Possui larga aplicação em laboratórios químicos e clínicos.
- LUVAS DE PVC OU CLORETO DE POLIVINILA- Feita de material sintético, resistente a álcool e a ácidos, porém com pouca resistência a solventes orgânicos derivados de petróleo. Indicadas para processamento de alimentos emanufatura de produtos farmacêuticos
- LUVAS DE BORRACHA NEOPRENE: Feita de material sintético de boa resistência a óleos minerais, óleos graxos e uma gama de produtos químicos. Luvas de neoprene comum são resistentes a ácidos, álcalis, álcoois e solventes derivados de petróleo.
- LUVAS DE ALTA TEMPERATURA (KEVLAR): Para temperaturas até 300 °C, boa flexibilidade (conforto) e resistente á cortes ( demetais ou vidros).
- ÓCULOS DE PROTEÇÃO CONTRA PROJÉTEIS: Evitam que em pequenos acidentes algum material sólido agrida os olhos do usuário, o idel é usar óculos com película anti-transpirante e de boa anatomia.
- ÓCULOS DE PROTEÇÃO CONTRA ESPIRRO DE PRODUTOS QUÍMICOS: Muitos produtos químicos apesar de não corrosivos podem causar irritações nos olhos, sendo assim, é necessário a utilização deóculos de proteção.
- ÓCULOS DE PROTEÇÃO CONTRA RADIAÇÕES: Operadores em indústrias, centros de pesquisa, laboratórios médicos, ou em aferição de equipamentos a laser devem utilizar óculos especiais que protejam contra radiações. Lentes de policarbonato absorvem a maior parte da radiação UV, podendo esta proteção ser incrementada para casos especiais. A radiação de Ultra-Violeta é definida como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio 1
  • Relatorio 1
  • Relatorio 1
  • Relatorio 1
  • relatório 1
  • RELATORIO 1
  • RElatório 1
  • Relatório 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!