Relatorio_1_termometro

2135 palavras 9 páginas
1

1.RESUMO
O experimento se baseia na construção de um termômetro, tendo como principal objetivo a comparação do coeficiente volumétrico de dilatação de duas substâncias, o álcool etílico e o azeite de oliva. Utilizando a substância de maior variação volumétrica, construímos um termômetro, cuja sua escala de medidas se baseia em dois pontos fixos, o gelo e o calor transmitido da mão.
Desta forma, podemos obter medidas de temperaturas a partir do termômetro construído. 2.INTRODUÇÃO
A termodinâmica é o estudo das leis que regem a relação entre calor e outras formas de energia. Dentro da termodinâmica, a calorimetria é a parte da física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor. Calor significa uma transferência de energia térmica de um sistema para outro. As trocas de calor entre dois corpos de diferentes temperaturas podem proporcionar tanto uma mudança em seus estados de agregação molecular, como em suas temperaturas.
Todo corpo possui temperatura. A lei zero da termodinâmica então, afirma que quando dois corpos postos em contato e depois de atingirem o equilíbrio térmico, suas temperaturas são iguais e vice-versa.
A partir desses conceitos o termômetro é baseado. Este possui como finalidade medir a temperatura de um determinado corpo. O funcionamento do mesmo se da a partir do equilíbrio térmico que será atingido depois de certo tempo em que o termômetro estiver em contato com o corpo, assumindo assim a mesma temperatura que o corpo após o equilíbrio térmico. A substância termométrica irá se dilatar ou contrair, conforme a equação: ∆𝑉 = 𝑉𝑖. 𝑌. ∆𝑇
(onde ΔV = variação de volume; Vi = volume inicial; Y = coeficiente de dilatação volumétrica; ΔT = variação de temperatura;). Para criar uma escala de temperatura para o termômetro é necessário a escolha de um fenômeno térmico reprodutível e, atribui-se a ele uma temperatura. Esses pontos

2 escolhidos são chamados de pontos fixos. As dilatações e

Relacionados