relatorio 1 intro ENSeA

1396 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Análise do Texto 1
Nome: Guilherme Albuquerque - 15206268
Augusto Hoeller - 15204381

SANEAMENTO AMBIENTAL E ECOLOGIA
As questão ambientais que nos assombram são muito complexas e cheias de fios sem ponta, pois nunca sabemos no que uma pequena mudança pode acarretar futuramente, e por isso mesmo que com apenas uma única área do conhecimento se tonar impossível de compreender todo o processo, mas quando olhamos para nosso passado, fica fácil de ver a nossa adaptabilidade ao meio. E com isso também percebemos seus ciclos de crescimento, como o dos maias, gregos e romanos, que alcançaram o apogeu e depois declinaram, com exceção dos chineses e indianos, que se adaptaram bem ao meio de maneira sustentável. A reciclagem nessas regiões sempre foi parte da cultura devido a escassez e pouca pressão para consumir, e a China, em particular, produz em grande parte alimentos orgânicos, isso devido a sua religião, visão espiritual do mundo e disciplina individual. Há também um outro lado da moeda, um lado econômico que, geralmente, sempre visa o lucro, passando por cima da natureza e de forma predatória. No Brasil não foi diferente, todos nossos ciclos econômicos estiveram ligados a algum recurso natural.
Estamos explorando tanto nosso planeta e com um crescimento populacional tão grande que cada vez mais nos preocupamos com o supersaturamento da Terra, abrindo caminho para varias teses que estão expandindo a consciência das pessoas quanto ao recursos naturais serem limitados e dever de usufruí-los moderadamente.
Com tudo isso em curso, cada vez mais áreas do conhecimento humano, que tem relação com a ecologia, estão focando de alguma maneira nos fenômenos que nos cercam, por este motivo, diversos conceitos (como saúde, saneamento básico etc) estão convergindo, e com isso ajudando a entender um pouco de como o humano provê ou não o bem-estar. Um documento da época da antiga República Romana é considerado o primeiro esforço de entender as

Relacionados