Relatoriadelaboratorip

1024 palavras 5 páginas
FACULDADE ASSIS GURGACZ
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA,
CONTROLE E AUTOMAÇÃO http://www.fag.edu.br DISCIPLINA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS - CTM
PROFESOR: JANES CACIANO FROZZA
ALUNOS:

ELETRODO DE SACRIFÍCIO

CASCAVEL, 21 AGOSTO 2013
1. TÍTULO Eletrodo de Sacrifício
2. OBJETIVO Proteger metais que sofrem maior ataque de corrosão com eletrodos de sacrifício.
3. RESUMO Neste experimento tem objetivo de demostrar que podemos evitar que metais sofram com a corrosão, primeiramente usamos uma esponja de aço para limpar e desengordurar pregos de ferro, assim com os pregos limpos colocamos água em quatro copos senão o primeiro como o de controle, segundo amarramos um pedaço de zinco, terceiro amarramos um pedaço de magnésio, quarto enrolamos um fio de cobre. Assim depois de passar sete dias tivemos os resultados esperados, Zinco e o magnésio protegem o ferro da corrosão, já o cobre não protege o ferro.
4. INTRODUÇÃO Eletrodo de sacrifício é nome dado a um metal utilizado para evitar a corrosão de outro. Os eletrodos de sacrifício são muito empregados para evitar, principalmente a corrosão de peças e estruturas de ferro.

5. MATERIAIS E MÉTODOS O item Materiais e Métodos é uma descrição completa da metodologia utilizada, que permite a compreensão e interpretação dos resultados, bem como a reprodução do experimento por outros alunos. Portanto, este item deve ser dividido em três partes:

5.1) Materiais Utilizados
1) 4 copos de água de 180ml
2) 4 pregos de ferro (não galvanizados)
3) Fio de nylon
4) 1 pedaço de zinco metálico
5) 1 pedaço de fita de magnésio
6) 1 pedaço de 10cm de fio de cobre

5.2) Procedimento Experimental Primeiramente foi efetuado a limpeza com auxilio de uma esponja de aço dos pregos que já estavam com sinais de oxidação, assim depois da limpeza foram colocados em copos descartáveis com aproximadamente 180ml de água da torneira, o primeiro

Relacionados