relatoria de microbilogia

628 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE

Brenda Barrack de Oliveira
Fabrícia Maria Santiago
Letícia Santiago
Lucélia Alves Soares

TÉCNICAS DE QUANTIFICAÇÃO DE MICRORGANISMOS
UROCULTURA, CULTURA DE ALIMENTOS E ÁGUA

Belo Horizonte
2015
INTRODUÇÃO

Além da identificação do tipo do microrganismo de um meio, também é importante em alguns casos sua quantificação. Como exemplo de casos em que a quantificação de microrganismos torna-se importante, pode-se citar: quantificação da população de microrganismos da água e alimentos para avaliar a qualidade microbiológica dos mesmos, na análise da eficiência de agentes antimicrobianos ou a eficácia de práticas higiênco-sanitárias para se verificar a população sobrevivente ao tratamento. E, a várias técnicas de contagem de microrganismos.
Assim, os microrganismos podem ser quantificados de forma direta, contando-se microscopicamente o número de células presentes num determinado material ou superfície, ou indiretamente, efetuando-se análises da turbidez, determinação do peso seco, concentração de substâncias químicas (proteínas, pesquisa de determinada enzima ou produto final de uma via metabólica, DNA, RNA) ou através da contagem do número de microrganismos viáveis utilizando um meio de cultura apropriado.
A urocultura é o cultivo de urina utilizada para verificar a presença microrganismos localizados na urina, uretra e nos rins. O resultado é considerado positivo quando são isolados 100.000 colônias (termo de identificação das bactérias) de microrganismos por 1ml de urina e dessa forma constatar à infecção do Trato Urinário. Neste exame podemos diagnosticar a infecção do Trato Urinário das vias baixas (Uretrite – doença inflamatórias e infecciosas da uretra e Cistite – doença inflamatórias e infecciosas da bexiga) e das vias urinárias altas (Pielonefrite – doença infecciosa do trato urinário ascendente que atingiu a 'pielo' (pelve) do rim).

METOLOGIA

MATERIAL
Tubo contendo urina, alimento ou

Relacionados