relatoria de fisica2

263 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO

No experimento de cordas vibrantes,pode-se notar o deslocamentos das ondas no meio. Estas podem ter características que variam, dependendo de vários fatores: tracao aplicada na corda,a energia transferida, o material do qual a corda é feita,a velocidade de propagação. Quando a corda atinge um ponto em que sua vibração é máxima, dizemos que ela esta em ressonância,nesse ponto os ventres estão com sua amplitude máxima, o que é relativamente fácil de notar.

MATERIAL UTILIZADO

-Gerador de áudio-frequência variável -Alto-falante usado como vibrador -Roldana simples com cabo -Suporte de base retangular -Presilha universal -Fixadores, suporte e massas -Balança -Trena.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Um oscilador massa-mola é um dispositivo formado por um corpo preso a uma mola oscilante em torno da sua posição de equilíbrio. Se a massa da mola for desprezível, a massa do corpo da seguinte maneira: T = 2π, onde T, m e k são, respectivamente, o período, a massa do corpo e a constante elástica da mola.

A velocidade de propagação na corda é dada pela equação v = √F/ρ
A freqüência é dada pela ocilacao da corda em um determinado tempo.
O comprimento da onda pode ser calculado pela divisa o da velocidade pela frequencia. λ = v / f
Para se chegar a formula de Lagrange também é preciso saber a densidade linear da corda, isso pode ser feito através da formula: ρ = m/L
A partir das informações pode-se calcular a Fn: fn = n(√F/ρ) / 2L ; onde n—> numero de ventres L—> comprimento da corda; F—> freqüência; P—> densidade da corda

Relacionados

  • Politica educacional e ed. física
    28075 palavras | 113 páginas
  • Ensino de Antropologia
    130618 palavras | 523 páginas