relatoeio de estagio reforma de pastagem

Páginas: 10 (2362 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Relatório de Estagio Supervisionado
Recuperação e Reforma de Pastagem Degradadas
Introdução
Durante décadas, a pecuária nacional valeu-se da fertilidade natural e do teor de matéria orgânica dos solos recém-desmatados para implantar plantas forrageiras de alto potencial produtivo e consequentemente com altos requerimentos em fertilidade do solo, como o capim-colonião. Nas décadas maisrecentes, com a exaustão dessa fertilidade, os produtores iniciaram trocas sucessivas de espécies forrageiras por outras menos exigentes em fertilidade, e consequentemente com menor produtividade, até o ponto em que mesmo essas espécies menos exigentes, como o capim-braquiária, não conseguem sobreviver.
No decorrer deste caminho de queda da fertilidade dos solos, o pecuarista sente necessidade dediminuir a lotação animal da área. Entretanto, como não consegue prever a amplitude dessa queda e imbuído da ilusão do potencial passado da sua propriedade, o produtor acaba incorrendo em sérios erros de manejo da planta forrageira, abusando da frequência e da intensidade de pastejo, utilizando superpastejo. Quando a atividade atinge esse estágio, as pastagens encontram-se degradadas, caracterizadaspor grandes áreas de solos expostos, plantas daninhas, erosão no solo, sinais evidentes de deficiência nutricional nas plantas e nos animais, menor taxa de crescimento das plantas, mudança do hábito de crescimento das plantas e baixa produtividade. Nessas condições, o solo encontra-se exaurido, apresentando por vezes teores de matéria orgânica inferiores a 1%. No Brasil, segundo Zimmer et al.(1994), estima-se que existam cerca de 30 milhões de hectares de pastagens degradadas, apenas do gênero Brachiaria.
A possibilidade de sustentabilidade econômica de um sistema em que as pastagens estão degradadas é muito pequena. Então, há necessidade da tomada de decisão para reversão do problema, escolhendo-se a reforma ou a recuperação dos pastos degradados. Essa tomada de decisão não é aleatória edepende de atributos técnicos e econômicos que são dinâmicos e se alteram com o decorrer do tempo, de acordo com os novos conhecimentos e com a flutuação dos custos dos insumos.
A recuperação das pastagens, quando for possível adotá-la, é uma prática viável, tanto técnica quanto economicamente.
Do ponto de vista ambiental, a recuperação de pastagens é muito interessante, porque, entre outrasrazões, evita o desmatamento de novas áreas para a formação de pastagens. Se em cada hectare de pastagem degradada se adotasse apenas as primeiras etapas do processo de recuperação, seria possível dobrar a média de lotação animal do Brasil de algo ao redor de 1 para aproximadamente 2 UA/ha (UA = unidade animal, 450 kg de peso vivo), fato que tornaria possível dobrar o rebanho nacional, sem a derrubadade uma única árvore. Somado a esse fato, a recuperação de pastagens proposta neste texto adota princípios básicos imprescindíveis, como conservação do solo, recomposição da fertilidade do solo, cobertura do solo, preservação da matéria orgânica do sistema e retenção de água, fatores que vão ao encontro da preservação do ambiente, ou seja, a recuperação da infraestrutura ambiental mínima para quefunções ecológicas possam ser reativadas. Isso é imprescindível para que qualquer atividade agropecuária seja sustentável.
Nos locais em que o custo de aquisição da terra é mais elevado, como no Estado de São Paulo, onde 1 ha pode custar de U$ 3.000,00 a U$ 10.000,00, percebe-se que a recuperação das pastagens degradadas e a adoção de sistemas intensivos de exploração de pastagens ganham espaço.Levantamento realizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral na década de 1990 indica que 15% da área coberta por pastagens é manejada intensivamente. Esse número reflete não apenas a necessidade de recuperação mas também a necessidade de adoção de sistemas de manejo que contemplem o custo de aquisição e de oportunidade de uso da terra, dando preferência ao maior desempenho por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TCC Reforma de Pastagem e Piqueteamento
  • Pastagens
  • pastagem
  • Pastagens
  • pastagem
  • PASTAGEM IRRIGADA
  • Identificaçao de pastagens
  • FORMAÇÃO DE PASTAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!