relato etonografico a fonte das mulheres

308 palavras 2 páginas
Curso: Psicologia
Disciplina: Fundamentos Antropológicos e Sociológico
Produto: Relato Etnográfico – I Unidade

A Fonte Das Mulheres

Uma analise feita através do filme “A Fonte das Mulheres” ressaltando os aspectos culturais, relativismo cultural, e gênero. Foi apresentado ao grupo familiar religioso, o local escolhido para a realização da entrevista foi o ambiente familiar, onde a entrevistada foi à matriarca da família, dona Maria Jose, 49 anos, advogada. A minha escolha por essa família se deu pela admiração, e pela curiosidade, de qual seria o ponto de vista da mesma sobre o modo de viver daquelas mulheres, devido ao seu modo religioso de observar a vida.
Segundo os dados obtidos na entrevista, o filme trata do poder de mobilização, conseguido através da greve de sexo em busca de adquirir condições dignas para as mulheres daquela aldeia, Medida tomada pela personagem principal “Leila”, que ao chegar naquela aldeia tenta mudar a realidade de mulheres, que viviam cegas com suas regras. Aceitando fazer o trabalho braçal, onde as mulheres são responsáveis por buscarem a água utilizada pelas famílias. Para isso, precisam caminhar grandes distâncias embaixo de sol escaldante, enquanto seus maridos ficam em casa bebendo e jogando.
Nos dias atuais a cultura vivida mudou bastante, percebemos isso quando observamos a escassez do modelo patriarcal, onde o homem e a autoridade máxima da família, que da ordens a sua mulher. Hoje e possível perceber a ascensão da mulher na sociedade. Sendo independente dos seus maridos, trabalhando e sustentando a família, fato totalmente fora de cogitação comparado as mulheres do filme, e possível perceber desta forma o relativismo cultural marcante.
Com tantas revoluções “A Fonte das Mulheres”, juntamente com dados da entrevista, deixou claro que as têm habilidades de encarar crises, sempre preservando o bem-estar da família e dos que as cercam, sendo em casa, no trabalho ou em qualquer

Relacionados