RELATO DE EXPERIÊNCIA: CURSO DE CARTOGRAFIA PARA O ENEM (EXAME NA CIONAL DO ENSINO MÉDIO) – ESCOLA PADRE JOÃO TOMES TRÊS LAGOAS – MS.

3539 palavras 15 páginas
RELATO DE EXPERIÊNCIA: CURSO DE CARTOGRAFIA PARA O ENEM (EXAME NA CIONAL DO ENSINO MÉDIO) – ESCOLA PADRE JOÃO TOMES TRÊS LAGOAS – MS.
Danilo Souza Melo
(danilosouza.geo@hotmail.com/Ufms.CPTL)
Marcos Henrique Prudêncio da Silva
(marcosmhk@hotmail.com/UFMS.CPTL)
Renan de Almeida Silva
(geo.renanalmeida@gmail.com/UFMS.CPTL)
Patrícia Helena Mirandola Garcia
(patriciaufmsgeografia@gmail.com/UFMS.CPTL)

Resumo: O curso de cartografia para o Enem (exame nacional do ensino médio) teve como objetivo qualificar alunos do 3º ano do ensino médio, almejando suprir quaisquer lacunas deixadas ao longo de sua formação e habituá-los as características das perguntas utilizadas no ENEM e vestibulares. Com o uso do LAPEGEO (Laboratório de Prática de Ensino e Geoprocessamento) em conjunto de todo o material didático nele existente, procurou-se métodos didáticos em que os alunos pudessem reconhecer as técnicas cartográficas a partir de sua realidade, maximizando a capacidade de conhecimento e aplicação das técnicas, para que no futuro, os alunos tenham êxito no Enem, ingressando em universidades e dando sequência a sua formação.
Palavras – Chave: Ensino, Cartografia, Enem.
INTRODUÇÃO:
Durante o cumprimento da matéria de estágio obrigatório na escola Padre João Tomes em Três Lagoas – MS foram reconhecidas algumas lacunas no ensino de geografia, em especial no conteúdo de cartografia, que dificultavam a aprendizagem dos alunos, devido a diversos fatores, como, falta de materiais didáticos e infraestrutura inadequada entre outros. Desta maneira foi idealizado o curso de cartografia visando complementar a formação dos alunos neste conteúdo, porém não se deixando a humanidade desta ciência.
O grupo de execução contou com três alunos do curso de graduação em geografia – licenciatura, uma professora da rede estadual pública e na coordenação a professora da matéria estágio da UFMS.
ENSINO DE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA: QUESTIONANDO A REALIDADE:
A geografia no âmbito escolar é

Relacionados